Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO SALVADOR ARENA - Dia da Termomecanica: membros da companhia são homenageados pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo

not 11 11 2022 3
Dra. Regina Celi Venâncio foi contemplada com o título de Cidadã São-Bernardense, enquanto Luiz Henrique Caveagna, Nelson da Silva Leme e Antônio João Batistela receberam a medalha “João Ramalho”

Sediada em São Bernardo do Campo, a Termomecanica conta com mais de 1.700 funcionários, além de 3.600 estudantes do Centro Educacional Fundação Salvador Arena

Em comemoração ao Dia da Termomecanica e da Fundação Salvador Arena, data criada em 2019 para homenagear a empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, sediada em São Bernardo do Campo, o Poder Legislativo do Município realizou uma Sessão Solene, no dia 31 de outubro, com objetivo de conceder o título de Cidadã São-Bernardense à Dra. Regina Celi Venâncio, Diretora-Presidente da Fundação Salvador Arena e Presidente do Conselho de Administração da Termomecanica, bem como as medalhas “João Ramalho” ao Diretor Geral da empresa, Luiz Henrique Caveagna, ao Diretor Estatutário, membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e membro do Conselho de Administração da Termomecanica, Nelson da Silva Leme, e ao ex-membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena, Antônio João Batistela.

De acordo com o Vereador Julinho Fuzari, criador da Resolução 3.237/2019, que estipula o Dia da Termomecanica e da Fundação Salvador Arena, em São Bernardo do Campo, o momento é uma justa homenagem pelas transformações realizadas pela companhia no Município ao longo dos anos. “Com 12 anos de trabalhos prestados à Termomecanica, eu conheci de perto o sonho da companhia e da Fundação. Agora, na vida pública, posso perceber como estas instituições têm colaborado diretamente para o desenvolvimento de São Bernardo. Seja pela formação de jovens por meio do colégio, pela geração de empregos e desenvolvimento econômico das fábricas, ou pelas iniciativas sociais promovidas. Então, é uma maneira de demonstrar nosso agradecimento à empresa por tudo aquilo que ela representa para a nossa cidade”, enfatiza Fuzari.

Fundada em 1942 pelo Engenheiro Salvador Arena, a Termomecanica completou 80 anos em outubro. Desde sua inauguração, a companhia investe fortemente no desenvolvimento econômico e social da região do ABC Paulista, por meio do CEFSA (Centro Educacional Fundação Salvador Arena), que oferece ensino gratuito e de qualidade a crianças e adolescentes de todas as faixas sociais, em pesquisa e desenvolvimento, através do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE), além da grande geração de empregos, a partir das três fábricas instaladas na cidade de São Bernardo do Campo. Atualmente, a companhia conta com mais de 1.700 funcionários, e o Centro Educacional abrange mais de 3.600 estudantes, do nível infantil à pós-graduação.

A importância da homenagem aos membros da Termomecanica

Segundo a Diretora-Presidente da Fundação Salvador Arena e Presidente do Conselho de Administração da Termomecanica, Dra. Regina Celi Venâncio, a homenagem consolida o valor dos esforços destinados ao Município e à população são-bernardense. “Foram longos anos de trabalho, com muita persistência e dedicação. Portanto, esta homenagem me faz sentir especialmente acolhida por esta cidade. Com o apoio recebido dos meus pares do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena, foi possível contribuir com a economia da região, por meio da geração de empregos, além de atuar para o bem social, executando projetos e programas sociais nas áreas de saúde, habitação, assistência social e educação. Sinto-me imensamente honrada e feliz por estar aqui neste dia dedicado à Termomecanica e à Fundação Salvador Arena, recebendo o título de cidadã são-bernardense”, declara Regina.

Representando o Diretor Geral da Termomecanica, Luiz Henrique Caveagna, durante a celebração, o Conselheiro de Administração da companhia e membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena, Luis Carlos Rabello comentou sobre a importância da homenagem ao Diretor, à Presidente do Conselho e à Termomecanica como um todo. “O Luiz Henrique teve uma carreira brilhante na Termomecanica, desde muito jovem. A Dra. Regina, por sua vez, dedica-se integralmente à empresa, à Fundação e a iniciativas voltadas a São Bernardo. Além disto, a Termomecanica é uma empresa que vem crescendo cada vez mais e investindo muito na região. Neste sentido, esta é uma homenagem que nos mostra a assertividade desta estratégia e nos incentiva a continuar trilhando um caminho de prosperidade no Município”, comenta Rabello.

Nelson da Silva Leme, Diretor Estatutário, membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e membro do Conselho de Administração da Termomecanica, destacou o objetivo de seguir contribuindo para o desenvolvimento da região. “Estou na Termomecanica há 45 anos. É um trabalho muito longo, e buscamos sempre colaborar e fazer o melhor para São Bernardo do Campo desde a época em que o Dr. Salvador Arena estava à frente da companhia. Homenagens como essa nos dão ainda mais ânimo e prazer, para seguirmos evoluindo e investindo, permanentemente, em iniciativas que contribuam para o crescimento da região”, comenta Leme.

Antônio João Batistela, ex-membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena comenta sobre a importância da premiação. “É uma grande honra poder fazer parte deste momento. Entrei na Termomecanica em 1968 como Engenheiro Mecânico, cresci junto com a empresa e com apoio de diversas pessoas. Trabalhei durante 12 anos ao lado do Dr. Salvador Arena e pude ver de perto o grande sonho em contribuir para a região, sobretudo com relação à educação. Desta forma, vejo a importância desse prêmio para a Termomecanica, bem como o papel fundamental da empresa para a cidade”, comenta Batistela.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP, Joinville – SC e na Carolina do Norte -EUA) e cerca de 2.000 empregados.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.