Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA - Em semana recheada de atrações Univem realiza a 9ª edição da ExpoNegócios e a 21ª ExpoDesign

not 23 11 2022 2

Com a finalidade de estimular o protagonismo dos discentes, a ExpoNegócios e a ExpoDesign acontecem anualmente na Instituição e garantem muito sucesso em suas realizações

Na última terça-feira, dia 8 de novembro, teve início no Univem a 9ª edição da ExpoNegócios e a 21ª ExpoDesign, que reuniu alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção no auditório Aniz Badra e alunos dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Design Gráfico no hall de entrada da Instituição.

O evento ExpoNegócios acontece anualmente no Univem e foi criado com o objetivo de estimular o empreendedorismo junto aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente aos discentes, estimulando a aplicação de seus conhecimentos, adquiridos ao longo dos anos do curso em que fazem parte, para aplicação nos Planos de Negócios e Projetos Integrados de Fábrica.

A feira de exposições apresenta por meio de stands, projetos de negócios e startups que foram produzidos como Trabalhos de Conclusão de Curso durante os dois últimos anos de graduação. Nesta edição, estão sendo apresentados ao todo dezoito projetos completos, divididos em três dias de evento, com nove estandes no dia 08 de novembro, e mais nove projetos nos dias 09 e 10. Os projetos apresentados, possuem diferentes características e nos mais variados setores, como indústria, prestação de serviços, aplicativos entre outros.

not 23 11 2022 3
Alunos do curso de Engenharia de Produção e integrantes responsáveis pelo projeto ‘’EcoEscova’’

A realização deste modelo de apresentação de projetos sempre consagrou muito sucesso, já que muitos dos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores por meio da Expo e Rodada de Negócios, conquistaram um satisfatório e até vultoso destaque no mercado de trabalho. Projetos estes, que hoje, se tornaram grandes empresas reconhecidas nacionalmente, como por exemplo a PedBot, Hubess e a Vivatec.

Segundo o Professor Luiz Eduardo Zamai, supervisor da Expo Negócios, os projetos são frutos de um amplo estudo orientado por professores das mais diversas áreas de mercado, entre elas, legislação, planejamento tributário, análise financeira e muito mais. “O objetivo da Expo Negócios é tirar os projetos do papel para que os empresários conheçam os talentos formados no Univem”, disse Zamai. A Expo Negócios estará aberta ao público, gratuitamente, até o dia 10 de novembro no período das 18h30 às 22h (quinta), e sexta-feira das 9h às 11h30, também no auditório Aniz Badra.

Na próxima quinta-feira, dia 17 de novembro, cerca de doze empresários de Marília e Região foram convidados a conhecerem os projetos apresentados nesta semana por meio dos stands, na 8ª edição da Rodada de Negócios do Univem. A rodada, é reconhecida como a ‘’2ª etapa’’ de apresentação dos projetos, que após exposição ao público passarão por um networking completo para cada projeto, individualmente, em uma seleção de empresários, que com a apresentação das ideias poderão oferecer aos alunos possíveis parcerias como investidores-anjo.

Além da abertura da feira de projetos, aconteceu também nesta terça-feira, no Hall de entrada da Instituição, o início da ExpoDesign, uma exposição de trabalhos de fotografia, atividades manuais e de ilustração realizados pelos alunos dos cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda e Design Gráfico aqui do Univem e também pela comunidade participante do Projeto de Extensão em Fotografia iniciado em agosto deste ano.

A exposição ficará aberta ao público no período das 08h às 23h até o dia 12 de novembro e a visitação é gratuita. O Professor Fábio Borgues, um dos responsáveis pela organização do evento e docente das disciplinas que resultaram nos trabalhos apresentados na Expo Design destacou que, “a ExpoDesign sempre foi um evento de total importância para nossos cursos, pois demonstra nossa produção acadêmica com resultados práticos, ou seja, divulga para a sociedade os projetos desenvolvidos, com empenho exemplar, por alunos e professores, em especial, os resultados alcançados pelos alunos. Além disso, representa o resultado do trabalho acadêmico, interdisciplinar, empreendedor e prático que é desenvolvido durante o curso e que resulta em um conjunto de conhecimentos que serão levados para o mercado de trabalho”.

Fonte: Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha