Notícias das Associadas

FEALQ - Esalq tem nova diretoria para o quadriênio 2023-2027

not 17 01 2023 1

A professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira assume, no próximo dia 17 de janeiro, a diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) para a gestão 2023/2027. O vice-diretor será o professor Marcos Milan, para o mesmo período. Ambos foram eleitos em 16 de novembro de 2022 e os nomes, enviados para a Reitoria da USP para homologação, ocorrida no último dia 22 de dezembro a partir da assinatura das portarias 930 e 931 pela vice-reitora em exercício, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A cerimônia de posse acontecerá em 17 de março de 2023.

A proposta dos novos dirigentes sinaliza como ponto central a Governança Estratégica, tendo como eixo norteador compromissos com a comunidade. “Nos últimos anos percebi que precisávamos avançar em alguns aspectos. Melhoria de vida acadêmica, ter mais ações de integração e convivência social, sem deixar de lado todo o histórico das iniciativas e atividades que são desenvolvidas na Esalq. Por isso me coloquei disponível para esse processo. Reunimos um grupo de pessoas e trabalhamos em uma proposta colaborativa”, afirma Thais.

Segundo a nova diretora, o Projeto Acadêmico da Esalq será desenvolvido considerando as prioridades apresentadas nos eixos da Gestão, Ensino, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão, Inclusão e Pertencimento, Ações Integrativas e de Infraestrutura.

1ª MULHER NO CARGO – Nascida em Indaiatuba (SP), tendo se mudado para Piracicaba (SP) ainda na infância, Thais é a primeira mulher eleita como diretora da Esalq. O estímulo em concorrer ao cargo nasceu da experiência adquirida como docente, dos cargos administrativos que ocupou e da percepção de que alguns pontos necessitam de ajustes. “Se queremos mudanças, precisamos estar disponíveis para esse processo”. Thais e Milan foram eleitos na forma de chapa por meio de sistema eletrônico, no segundo turno.

O diretor-presidente da Fealq, Nelson Massola, parabenizou os novos dirigentes e demonstrou boas expectativas em relação à continuidade do sólido relacionamento construído junto à instituição. “Não tenho dúvidas de que a professora Thais Vieira e o professor Marcos Milan farão um trabalho de alta qualidade, pela competência, dedicação e seriedade com que realizam suas atividades acadêmicas. Em nome de toda Fundação, desejo sucesso à dupla nessa gestão e reforço o compromisso de atuarmos cada vez mais próximos de nossos parceiros.”

Thais Maria Ferreira de Souza Vieira

Engenheira Agrônoma pela Esalq/USP (1995) e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp (2003), com período sanduíche no CIRAD, Montpellier, França. Livre Docente pela USP (2015). Foi pesquisadora visitante na University of California, Davis (2018-2019) e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005). Foi vice coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso – Engenharia Agronômica (2012-2015) e coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso – Ciências dos Alimentos (2015-2018). É Presidente da Comissão de Graduação da Esalq (desde 2019) e Coordenadora do Subcolegiado de Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária e membro do Conselho Deliberativo da CTAA – Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação, INEP/MEC (desde 2021). Coordenadora de convênios de cooperação internacional (ONIRIS, Institut Agro, Bordeaux Sciences Agro, Vetagrosup, UFRO) e do programa de duplo diploma ESALQ/ONIRIS (França). Vencedora do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação da ESALQ (2013) e do Prêmio de Excelência em Docência da USP, no ano de 2013. Segundo lugar no Food Systems Innovation Challenge (Wageningen University & Research), em 2020. Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos. Projetos de pesquisa e desenvolvimento são voltados à otimização de processos, utilizando tecnologias amigáveis ao meio ambiente, para obtenção de ingredientes funcionais a partir de co-produtos e resíduos agroindustriais, com foco em antioxidantes e com aderência ao ODS 12.

Marcos Milan

Engenharia Agrônomo pela Esalq/USP (1979), com mestrado pela USP e doutorado em Agricultural Engineeering – Cranfield University (1992), UK. Professor Titular junto ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP (2015), tem experiência na área de Engenharia Agronômica/Agrícola com ênfase em Mecanização Agrícola e em Gestão pela Qualidade (lean production- produção enxuta). Examinador nos Ciclos 2014 e 2015 do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão do Instituto Paulista de Excelência da Gestão, IPEG.

Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ