Notícias das Associadas

Professor da FECAP participa de evento do CRC-SP sobre normas de contabilidade

not 24 01 2023 2

Na última terça-feira, dia 17 de janeiro, o professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Tiago Slavov, participou em evento do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) com 650 profissionais contábeis sobre a adoção obrigatória, em 2023, das normas “NBC TG 1001 – Contabilidade para Pequenas Empresas” e “NBC TG 1002 – Contabilidade para Microentidades”.

Segundo o professor, as normas, que já estão em implementação facultativa desde o 2022, alcançam a maioria das empresas brasileiras.

“Microentidades são entidades com faturamento até $ 4.8 milhões e pequenas são aquelas que faturam até $ 78 milhões. Portanto, em termos numéricos, 99% das pessoas jurídicas constituídas no Brasil serão afetadas pelas normas, utilizadas principalmente por profissionais que atuam em organizações contábeis”.

Dentre as novidades, o docente destaca mudanças na preparação das notas explicativas para microentidades, definições para taxas de depreciação e a opção de adoção do custo atribuído para bens do imobilizado.

“As normas têm como principal objetivo apoiar as micro e pequenas empresas brasileiras, simplificando a norma internacional NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, melhorando a transparência e a definição de responsabilidade dos administradores das empresas e dos profissionais contábeis envolvidos”.

Fonte: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP