Notícias das Associadas

FAVC - Professor da Faculdade alerta para baixa da cobertura vacinal infantil no país

not 01 02 2023 1

Em entrevista ao Jornal Nacional, o professor Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi falou sobre a meta necessária para a população se manter protegida de doenças já controladas

O professor e pediatra Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), é Presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e acompanha a queda da cobertura vacinal do Brasil, em especial de doenças já erradicadas, sendo um dos responsáveis para pensar em estratégias para atingir a meta proposta pelo Programa Nacional de Imunizações.

Em 14 de janeiro, o professor Sáfadi foi um dos entrevistados do Jornal Nacional, quando falou da importância de aumentar o índice da cobertura vacinal e os riscos caso isso não ocorra. Ele enfatiza que, atualmente, a meta do Plano Nacional de Imunização é de que 95% da população esteja protegida contra doenças já controladas, como a da meningite e poliomielite.

Contudo, após levantamento, foi apontado que 83% dos municípios brasileiros não conseguiram atingi-la em 2021. “Para além da meta de 95%, também é preciso que pelo menos 70% dos municípios alcancem esse índice de proteção para que a gente continue blindado, protegido, contra o retorno dessas doenças”, alerta o professor.

Além de Sáfadi, foi ouvido ainda o Dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunização da SBP. Kfouri reforça que, para além de aumentar a cobertura vacinal infantil, também é necessário que seja feita em todo o país, em especial em municípios que estão sob risco de surtos de doenças.

Assista a reportagem completa


Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho