Notícias das Associadas

FEALQ - Livro “Borboletas” ganha versão em inglês

not 03 02 2023 4

Lançado em 2010, o livro “Borboletas” ganhou tradução para o inglês pela Editora Fealq. A obra, de autoria dos professores Evoneo Berti Filho e João Angelo Cerignoni, ligados ao Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo), apresenta espécies de borboletas encontradas em regiões do estado de São Paulo, com informações sobre os estágios de desenvolvimento até a fase adulta e sobre as plantas hospedeiras das lagartas.

Didático e ricamente ilustrado com fotos dos insetos, o livro é referência para entomologistas, biólogos e profissionais que atuam com a criação de borboletas em cativeiro e de plantas-alimento alternativas para uso em borboletários, segundo os organizadores da obra.

Os dados publicados foram coletados entre 2000 e 2010, em visitas feitas a criadores credenciados nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com objetivo de desenvolver técnicas de criação sustentável.

Com o título “Butterflies”, a obra em inglês manteve a estrutura da versão em português, organizada em capítulos por família (Lycaenidae, Nymphalidae, Papilionidea, Pieridae). Além das características biológicas e de hábito de cada espécie, o leitor encontra informações sobre como organizar um borboletário, normas e leis do Ibama, diretrizes do plano de manejo sustentado para a criação desses insetos, dúvidas frequentes e um capítulo sobre lagartas urticantes.

CONSCIENTIZAÇÃO – Segundo os autores, a tradução da obra para o inglês é uma oportunidade de ampliar o público de alcance, contribuindo para maior conscientização sobre a importância dos borboletários à conservação do meio ambiente. “As borboletas são agentes polinizadores na natureza, além de comporem os ecossistemas como base alimentar de variados animais. Com espécies ameaçadas de extinção em determinadas regiões, a criação de borboletários transformou-se em uma medida essencial para a preservação e a reintrodução desta família de insetos a seus habitats naturais”, explicam.

PARA COMPRAR

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A versão em português também segue disponível à venda. Para acessá-la, clique aqui.

Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ