Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo ampliará sua infraestrutura

not 03 02 2023 5
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Icesp abrirá três salas cirúrgicas e 45 novos leitos de internação, possibilitando o atendimento de 1.250 novos pacientes nos próximos 12 meses

Em evento realizado em 24/01, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) do HCFMUSP, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, o Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas, e a Diretora da Faculdade de Medicina da USP, Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, anunciaram a abertura de três salas cirúrgicas e 45 novos leitos de internação, sendo 15 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A mudança faz parte do programa que vai organizar e agilizar as filas para os procedimentos cirúrgicos oncológicos. A ampliação possibilitará o atendimento de 1.250 novos pacientes nos próximos 12 meses e a realização de 840 cirurgias adicionais, o que representa um incremento de 20% do originalmente previsto para o período. Esta iniciativa visa reduzir a fila atual de pacientes oncológicos no Estado de São Paulo em cerca de 40%, nos primeiros 3 meses do Projeto.

Atualmente, o Icesp conta com 445 leitos operacionais e na sua capacidade plena disponibilizará 490 leitos, sendo 85 de UTI, conforme previsto desde a sua inauguração, em 2008. Essa ampliação de leitos de UTI representará 20% de acréscimo sobre a oferta atual, sendo este um recurso primordial no tratamento com a mais alta complexidade em oncologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)