Notícias das Associadas

FEALQ - Livro reúne conteúdo inédito sobre inseticidas botânicos no Brasil

not 06 03 2023 4
Embora não seja uma técnica recente, o uso de inseticidas botânicos nas lavouras vem crescendo diante da maior demanda por produtos agroalimentares mais seguros e saudáveis. O livro “Inseticidas Botânicos no Brasil: aplicações, potencialidades e perspectivas” reúne, de forma inédita e atualizada, resultados de pesquisas sobre o emprego de inseticidas botânicos no manejo integrado de pragas conduzidas por especialistas renomados no assunto.

Publicada com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), a obra tem conteúdo para se tornar referência nacional e internacional na área, tanto para professores, pesquisadores e estudantes ligados à entomologia agrícola e química de produtos naturais, como para alunos e profissionais de engenharia agronômica, química, botânica, entre outros.

Em um total de cerca de 650 páginas, organizadas em três seções e 16 capítulos, são abordados aspectos conceituais, técnicos, legais e aplicados sobre o tema, incluindo as principais famílias botânicas com potencial inseticida no Brasil, além da atualização sobre a regulamentação de coleta e acesso ao patrimônio genético.

“A obra contempla, de forma didática e ilustrada, técnicas de extração, procedimentos de análise, formas de obtenção e formulação de produtos comerciais e de emprego de inseticidas botânicos em sistemas de produção agropecuária e no manejo de artrópodes-praga de importância agrícola, veterinária e para a saúde pública”, explica o Dr. Leandro do Prado Ribeiro, um dos editores do livro e pesquisador em Entomologia do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar/Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Cepaf/Epagri). Idealizada no final de 2018, a obra também tem como editores José Djair Vendramim – professor titular no Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP – e Edson Luiz Lopes Baldin, falecido em junho de 2022.

Segundo Ribeiro, as últimas publicações nacionais sobre o assunto são de mais de 15 anos atrás e sem a abrangência da obra atual, que contempla contribuições de 44 especialistas, entre pesquisadores e professores, de diferentes áreas do conhecimento (entomologia, química, farmácia, engenharia e direito), além de ser prefaciada pelo Prof. PhD. Murray B. Isman (University of British Columbia), considerado a maior autoridade mundial no assunto.

POTENCIAL – As informações apresentadas no livro devem contribuir, ainda, para o fortalecimento de linhas de pesquisa na área, a formação de profissionais qualificados e a consolidação da geração de produtos de alto valor agregado a partir da diversificada flora brasileira.

“O manejo de pragas baseado exclusivamente na aplicação de inseticidas sintéticos de largo espectro vem enfrentando significativas restrições, o que reforça a necessidade do desenvolvimento de novas abordagens, especialmente de ingredientes ativos dotados de diferentes modos de ação sobre as espécies-alvo e que apresentem maior segurança, seletividade e biodegradabilidade. A flora tropical, com sua biodiversidade única, é um promissor reservatório natural de substâncias bioativas, inclusive de novos compostos inseticidas”, afirma Ribeiro.

PARA COMPRAR

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz ou clique aqui  . Ou, ainda, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira vídeo com as principais contribuições do livro “Inseticidas botânicos no Brasil: Aplicações, potencialidades e perspectivas”, clicando na imagem abaixo.


Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ