Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO VANZOLINI - Conheça os impactos da Gestão Ágil e Híbrida no exame PMP

not 16 03 2023 1
Foto: storyset/Freepik

Funcionamento teórico do exame e dicas importantes sobre as competências avaliadas nos candidatos, na avaliação que hoje exige olhar holístico, flexível, abrangente e adaptável na gestão de projetos

Formação e conhecimentos específicos, experiência em liderança de projetos, habilidade na realização do exame e continuidade no desenvolvimento pessoal estão entre as competências avaliadas, hoje, no exame PMP®.

Esses referenciais são elaborados pelo Project Management Institute (PMI), organização criada em 1984 e que emite a certificação PMP − uma das credenciais mais reconhecidas e respeitadas na área de gestão de projetos no mundo.

Segundo o prof. André Ricardi, as mudanças entre a 6ª e 7ª edições dos guias Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) foram radicais. O mundo do PMI hoje é mais holístico, flexível, abrangente e adaptável, e isso tudo reflete no exame PMP. Ricardi é professor do curso Easy PMP® – Preparatório para a Certificação do PMI®.

O professor destacou a importância e os impactos da 7ª edição do Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) no exame.

“Apesar da 7ª edição ainda não ser uma referência oficial para o exame PMP, a mentalidade que está por trás da prova é a da mais recente edição. Há um ano e meio estamos trabalhando com essa interpretação e os alunos estão sendo aprovados. A maneira que estruturamos o ensino tem facilitado o entendimento dos candidatos, por exemplo, para saberem identificar quais questões abordam o mundo ágil, híbrido ou preditivo”, salienta Ricardi.

Do ponto de vista da evolução histórica dos Guias PMBOK®, a primeira versão surgiu em 1996 e evoluiu até culminar na 7ª edição, de 2021. Esta última versão traz profundas alterações, necessárias para que os guias permanecessem relevantes às necessidades dos clientes e da comunidade profissional.

Um dos exemplos mais importantes dessa mudança é que, até a 6ª edição, o guia não trazia de forma clara o Tailoring (adaptação dos modelos de frameworks) para que os profissionais pudessem fazer o uso adequado de todos os conjuntos de ferramentas e aplicassem nos projetos, empresas ou áreas de negócios.

Na 7ª edição, o Tailoring é abordado em seção específica. Entre outras coisas, é necessário selecionar a abordagem de desenvolvimento mais apropriada para o ambiente ou segmento de mercado onde o profissional está executando o projeto.

Certificação PMP

O padrão ouro da gestão de projetos é a certificação PMP. Reconhecida e exigida por organizações em todo o mundo, valida a competência do profissional para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo equipes.

O gerente do projeto é quem faz o planejamento e a coordenação das atividades de uma empresa, inspirando os colaboradores e conduzindo o trabalho de forma integrada.

Hoje, mais de um milhão de pessoas possuem a certificação PMP no mundo, uma valorização e comprovação de que a certificação é muito respeitada no mercado. “Mesmo com tanta abordagem ágil sendo falada, a certificação ainda é valorizada e reconhecida, porque temos hoje aproximadamente 50% da prova com questões voltadas às abordagens ágeis ou híbridas e não somente com questões preditivas”, pontua Ricardi.

Esse conteúdo foi útil para você? Se quiser saber mais sobre os caminhos para obter sucesso no exame Project Management Professional (PMP) e conquistar a sua certificação, assista ao webinar Os impactos da Gestão Ágil e Híbrida no exame PMP, promovido pela Fundação Vanzolini, com o prof. André Ricardi.

Em sua palestra online, Ricardi abordou a distribuição dos assuntos, competências avaliadas nos candidatos, pré-requisitos, projetos simultâneos, preço do exame, procedimentos para o teste online e o roteiro de estudos.


A Fundação Vanzolini oferece um amplo conjunto de cursos, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório sobre o assunto e transformar a sua carreira. Conheça os cursos de Gestão de Projetos e de Operações da Fundação Vanzolini:

Aplicação de Simulação para Ganho de Produtividade 
Básico em Gestão de Projetos – 24 horas 
Easy PMP® – Preparatório para a Certificação do PMI® 
Gerenciamento da Rotina e Ferramentas da Qualidade 
Gestão da Qualidade e Gestão por Processos 
Gestão de Operações 
Gestão de Operações Portuárias 
Gestão de Projetos 
Gestão por Processos, Melhoria dos Processos 
Gestão por Resultados e Indicadores de Desempenho 
Introdução à PPP e Concessões: Conceitos e Práticas 
Introdução à Sustentabilidade em Gestão de Operações 
Melhoria de Eficiência nos Processos de Negócios

Fonte: Fundação Vanzolini