Notícias das Associadas

FECAP lança campanha sobre Saúde Mental

not 22 03 2023 3
Foto: jcomp/Freepik

Ainda que janeiro seja o mês dedicado ao cuidado com a saúde mental e setembro destinado as campanhas voltadas à valorização da vida, é necessário abordar e discutir estas questões o ano inteiro.

Você não está sozinho(a)!

O ASA possui uma equipe exclusiva para ajudar com questões ligadas à saúde mental, no qual oferecemos consultas com profissionais da área acadêmica e psicológica. Juntos podemos alcançar uma atitude mental positiva, de modo a encarar os obstáculos de maneira mais leve. Confira em nossa Cesta de Serviços como podemos te ajudar.

Serviços como Coching Holístico podem ser de grande valia neste momento! Para agendar atendimento com a Profa. Maria de Lurdes Zamora Damião, acesse o Portal do Aluno > Urls Externas > FECAP + Desenvolvimento.

Os profissionais da FECAP estão de braços abertos para te ouvir e te acolher quando você precisar!

Saúde mental e pandemia: um reflexo até os dias de hoje…

Estudos apontam que a pandemia de COVID-19 aumentou os sintomas de ansiedade e depressão, sobretudo por conta dos efeitos do isolamento social. Segundo o PoderData, 38% dos brasileiros observaram piora nos quadros de saúde mental desde a implementação das medidas de contenção. Os mais impactados, de acordo com a mesma pesquisa, foram jovens e estudantes de ensino superior, além dos profissionais da área da saúde. Assim, é possível afirmar que a pandemia de COVID-19 trouxe impactos não só físicos, mas também mentais/emocionais. Além disso, é válido ressaltar que os anos seguintes ao aparecimento do vírus ainda carregam as marcas trazidas pela pandemia, já que muitos apresentam dificuldades em se adaptar à vida e à rotina que possuíam antes do “novo normal”. 

Onde encontrar ajuda?

É fundamental atentar-se aos sinais de depressão e/ou ansiedade, como sono em excesso, irritabilidade, desânimo, sentimento de desesperança, dificuldade de concentração, fluxo de pensamentos intenso e caótico, mudança de apetite, diminuição de energia, entre outros.

Quando sinais, particulares e/ou sociais, forem notados, procure ajuda.

O Centro de Valorização à Vida (CVV) possui uma central de atendimento gratuita e exclusiva para acolher pessoas que precisam de apoio psicológico. Basta discar 188 e conversar com um dos voluntários do CVV, com total sigilo de informações.

Além disso, algumas práticas e técnicas podem ajudar no combate aos sintomas de depressão e ansiedade. Para isso, a adesão a exercícios físicos simples, como uma caminhada relaxante, pode ser uma grande aliada. Da mesma forma, leituras são de grande ajuda, já que exercitam o cérebro e despertam o interesse por assuntos variados. Outras técnicas como meditação, yoga, mindfulness e acupuntura também auxiliam no combate ao estresse e a sair da zona de preocupação.

Fonte: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP