Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO VANZOLINI aponta novos caminhos para a Educação em Caucaia

not 16 05 2023 1
Foto: katemangostar/Freepik

Seminário com técnicos da Secretaria Municipal de Educação foi organizado para a apresentação das atividades realizadas pela Fcav no município

Representantes da Fundação Vanzolini se reuniram com técnicos de todos os setores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Caucaia, nos dias 2 e 3 de maio, no Centro de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima, para a realização do Seminário de Apresentação do Planejamento Estratégico.

Estiveram na reunião técnicos dos setores de transporte, pedagógico, de alimentação, Núcleo de Ações Estratégicas, membros dos Conselhos Municipais de Educação e do FUNDEB, Diretores, Coordenadores Escolares, além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (SINDSEP).

O encontro  foi organizado com o objetivo de apresentar aos participantes as atividades já realizadas pela Fundação Vanzolini no município, como:

• Mapeamento em plantas baixas das unidades escolares;
• Georreferenciamento das escolas por regiões;
• Monitoramento de matrículas na rede municipal;
• Elaboração de atividades extracurriculares;
• Implementação de programas de uso de ferramentas e aprimoramento tecnológicos;
• Acompanhamento da criação de metodologias para escolas de tempo integral;
• Ações de melhoria nos espaços físicos;
• Criação da plataforma para cadastro digital dos servidores da SME, do acompanhamento das formações continuadas de gestores, professores e técnicos, a formulação da política de meritocracia para os servidores, dentre outras ações.

A Fundação Vanzolini, conforme dados oficiais, “é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP) para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil.”

A entidade, que existe há mais de 5 décadas, tem como princípio o desenvolvimento, a aplicação e a disseminação de conhecimentos e estudos pautados na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e fora do país também.

Os integrantes da Fundação Vanzolini destacaram a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Educação em cada estudo e formação realizados com objetivo de ampliar a qualidade educacional, agregando pessoas e programas a esse mesmo propósito.

Para o secretário de Educação, Sergio Kobayashi, “a consultoria de uma instituição renomada, dentro e fora do Brasil, possibilita para a educação de Caucaia pensar em novos caminhos, em outras estratégias eficazes, principalmente para melhorar os indicadores de aprendizagem, de permanência e de sucesso escolar dos estudantes.

Cada técnico, cada gestor, representantes dos sindicatos e conselheiros participaram desse momento, que foi inédito no município. Foram oportunidades de esclarecer dúvidas e comprovar o trabalho feito pela atual gestão. Isso demonstra a transparência e o compromisso com a população caucaiense.”

Fonte: Fundação Vanzolini