Notícias das Associadas
FEI - Déficit no mercado provoca onda de oportunidades para profissionais de ciência da computação e TI
- Detalhes
- Criado em 24/10/2023
Foto: Freepik
Em alta demanda e busca por perfis qualificados, professor da FEI destaca habilidades esperadas de profissionais para o setor
Nesta quinta-feira (19), celebramos o dia do Cientista da Computação e do profissional de tecnologia, mas não é de hoje que esse segmento apresenta um crescimento expressivo. Atualmente, o Brasil figura como 10º maior mercado de tecnologia em todo o mundo. Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicam a abertura de 70 mil novas vagas anuais, entre 2019 e 2024, contra 46 mil alunos formados por ano no mesmo período – um déficit de 24 mil profissionais de TI.
O coordenador do curso de graduação em Ciência da Computação da FEI, Prof. Dr. Plínio Aquino, afirma que desde 2006, o mercado já sente a falta de profissionais qualificados e busca por alunos ainda em formação para suprir essa necessidade.
E não é apenas o Brasil que enfrenta a escassez de mão de obra qualificada em TI. Segundo a consultoria de mercado IDC, há um déficit de 570 mil profissionais do segmento, em todo o mundo, apenas em 2021.
Os dados mostram que os profissionais de tecnologia navegam em um oceano de oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior. Países como Estados Unidos, Canadá, Portugal e Alemanha são alguns dos mais procurados por brasileiros e possuem políticas de incentivo para atrair profissionais de área.
Além dos conhecimentos técnicos, os profissionais de tecnologia precisam desenvolver outras habilidades. “Observamos que o mercado demanda cada vez mais profissionais que tenham capacidade analítica, visão sistêmica e habilidades de relacionamento, para que possam utilizar os seus conhecimentos em tecnologia e dados para promover soluções efetivas para os negócios”, afirma o professor da FEI.
Ciência da Computação na FEI
A crescente busca por profissionais qualificados impacta na procura por cursos de formação na área de tecnologia, que também segue em alta.
O curso de Ciência da Computação da FEI é considerado o 2º melhor de São Paulo e o 6º mais bem conceituado do Brasil entre as instituições particulares, de acordo com a avaliação da Folha RUF 2019 – pesquisa mais recente publicada pelo veículo.
Aqueles que estiverem interessados em cursar Ciência da Computação na FEI em 2024, podem realizar a inscrição no Vestibular FEI. Basta acessar o site da FEI e garantir a oportunidade até o dia 18 de novembro. A prova, tanto no modelo online como presencial, acontece no dia 16 de novembro. Os candidatos que optarem pelo ENEM, também podem garantir a inscrição, válida para as avaliações feitas entre os anos de 2019 a 2023.
Vestibular FEI 1º semestre 2024
Inscrições: até 18 de novembro
Prova online/presencial: 26 de novembro
ENEM: válido para os anos de 2019 a 2023
Site: fei.edu.br/vestibular-fei
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fonte: Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI