Notícias das Associadas
FAMESP - Maternidade Santa Isabel de Bauru começa realizar exames de mamografia em um novo aparelho
- Detalhes
- Criado em 31/07/2024
Foto: Divulgação/Famesp
Referência para Bauru e outros 17 municípios, a unidade de saúde, sob a gestão da Famesp, também faz a diferença para cuidar das mulheres em nossa região.
A Maternidade Santa Isabel de Bauru começou nesta semana a utilizar o novo mamógrafo que já está em funcionamento realizando exames com tecnologia de ponta.
O antigo mamógrafo que era utilizado tinha mais de 25 anos e necessitava de manutenção periódica, dado ao grande volume de exames e o tempo de uso.
O novo aparelho de mamografia foi requisitado em 2019 pelo então deputado estadual na época Pedro Tobias, que direcionou o valor como emenda parlamentar, mas o dinheiro não foi suficiente devido à alta do dólar, e a Famesp não pode comprar.
Com as novas tratativas com a Secretaria de Estado da Saúde, um novo aporte foi feito agora em 2024 e o aparelho foi comprado e já está em funcionamento.
Para o médico e ex-deputado estadual Pedro Tobias o exame de mama é importante para fazer o diagnóstico precoce, e com o novo aparelho mais moderno será possível diagnosticar muitos casos na fase inicial.
“Com isso podemos aumentar a cura”, acrescenta o médico e ex-deputado.
O presidente da Famesp Antonio Rugolo Junior lembra com o novo mamógrafo também faz outros exames mais sofisticados e será possível cuidar melhor da saúde da mulher, ele acrescenta ainda que o novo equipamento realmente veio para somar e que após a reforma da maternidade e a troca dos equipamentos, o que faltava trocar era o mamógrafo.
“Hoje a gente destaca a maternidade completamente atualizada, bem equipada e isso tudo à disposição da população e do atendimento ao SUS, porque ela faz um tratamento benéfico,” segundo o presidente.
Rugolo destaca também a importância de emendas parlamentares que são destinadas 50% para a área da saúde.
A Famesp sempre apresenta os pedidos aos políticos do Estado e da União, os deputados federais e estaduais, para poderem destinar as unidades, e assim melhorar os serviços, ele afirma também que a Famesp é filantrópica, sem fins lucrativos, e que todo o recurso que ela recebe é aplicado na saúde em prol do atendimento da assistência à população.
Para o diretor administrativo da maternidade Adilson Zamarin a chegada no novo equipamento é um momento de comemoração, pois irá agregar ainda mais à qualidade do serviço prestado pela maternidade em Bauru e região.
Ele afirma que a ação faz parte de um planejamento para a substituição de alguns equipamentos que já estavam depreciados, como o mamógrafo substituído que estava a mais de 25 anos em uso.
A maternidade Santa Isabel propõe sempre um tratamento de qualidade e com novos equipamentos os profissionais também executam melhor as suas descrições e as suas condutas.
Adilson destaca que a maternidade realiza entre 380 a 400 exames de mamografia por mês. “Com a capacidade atual do equipamento a ideia é poder melhorar”, afirma.
Localizada num tradicional prédio da quadra 26 da Rua Araújo Leite, região central de Bauru (SP), a Maternidade Santa Isabel é referência para milhares de famílias de Bauru e região que ali viram nascer filhos, netos, sobrinhos e as mulheres ainda realizam seus exames.
Texto: Reginaldo Viana - Assessor de Imprensa Famesp
Fonte: Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar – FAMESP