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FHO colabora com a Metared Global em projeto sobre Competências Digitais

not 26 08 2024 4

Em colaboração com a Metared Global, a FHO produziu uma série de vídeos abordando o uso de competências digitais no ensino superior. O projeto faz parte das atividades do Grupo de Tecnologias Educacionais da Metared Brasil, que envolve mais de 120 instituições de ensino superior e do qual a Profª. Dra. Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga faz parte.

Os vídeos foram roteirizados pela professora, produzidos pelo Centro de Desenvolvimento de Material Didático (CEMAD) e estão disponíveis no Canal no Youtube da Metared Global. ''O objetivo deste conteúdo é sensibilizar os docentes sobre a importância de construírem competências digitais para melhor utilizá-las no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Além disso, também servem para incentivá-los a participar do instrumento DigCompEdu Check-In, adaptado pelo Metared TIC Brasil, para conseguirem identificar e refletir sobre o nível pessoal de proficiências em competências digitais e aprimorá-las em benefício do ensino'', explicou a professora.

A participação da Instituição no grupo, desde 2021, vem gerando a construção e o intercâmbio de diferentes conteúdos a respeito do uso de tecnologias no ensino superior. Além dos vídeos, a Profª Cacilda é autora do capítulo ''Pesquisa em Rede: Identificação das competências digitais dos docentes brasileiros'', publicado no Relatório sobre Competências Digitais Docentes 2022; e recentemente ministrou a palestra ''Práticas pedagógicas com tecnologias digitais: instrucionistas ou construtivistas'', discutindo como diferentes teorias pedagógicas e abordagens didáticas podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, indo além do conhecimento do conteúdo.

O uso de competências digitais no ensino superior

De acordo com a Profª Cacilda, com a expansão do acesso às tecnologias digitais e seu impacto em diversas áreas e profissões, é essencial que as competências digitais sejam discutidas e desenvolvidas nas instituições de ensino superior. ''Tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e robótica são exemplos de avanços que já estão transformando o mercado de trabalho e as relações sociais. No contexto educacional, essas tecnologias não apenas facilitam o ensino, mas também promovem o aprendizado ao longo da vida, ou lifelong learning. Aqueles que dominarem as competências digitais terão mais facilidade para se apropriar de conteúdos digitais e participar de forma mais produtiva em comunidades de aprendizagens digitais, fortalecendo essas competências e desenvolvendo outras que são importantes para suas vidas pessoais e profissionais''.

Ela também ressalta que a importância das competências digitais é destacada em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação. ''Desde a educação básica, é fundamental que os estudantes desenvolvam essas competências, e cabe às instituições de ensino e aos professores identificar e implementar estratégias para isso. Os professores, portanto, devem não só aprimorar suas próprias competências digitais, essenciais para sua atuação profissional, mas também auxiliar e incentivar seus alunos a fazerem o mesmo'', conclui.

Fonte: Fundação Hermínio Ometto