Notícias das Associadas

FEI e Porsche Cup Brasil se unem para debates sobre principais tendências e desafios das corridas esportivas

not 26 08 2024 5
Foto: Divulgação/FEI

Encontros organizados no Campus e também na sede da empresa, reuniram estudantes e membros das equipes FEI Baja e Fórmula FEI, além de engenheiros e especialistas da Porsche Cup Brasil

As equipes FEI Baja e Fórmula FEI se uniram à profissionais e engenheiros da Porsche Cup para uma programação especial e exclusiva no Campus de São Bernardo do Campo. Na sexta-feira (9), sob iniciativa do Prof. Dr. André Mendes, docente do curso de Engenharia Mecânica e atual coordenador da equipe FEI Baja, os profissionais da Porsche Cup foram convidados para ministrarem uma aula sobre o mercado de corridas automobilísticas aos alunos membros das equipes de competição. O encontro aconteceu no CLM – Centro de Laboratórios Mecânicos da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros).

Em visita ao Campus da FEI, os profissionais da Porsche Cup puderam conhecer de perto as oficinas dos projetos, bem como o Centro de Desenvolvimento de Projeto (CDP), que está dentre os espaços mais frequentados pelos alunos em períodos de preparativos para as competições estudantis. Já durante a apresentação e roda de conversa, os engenheiros pautaram temas como o funcionamento das corridas esportivas no automobilismo, as principais categorias, detalhes de tratativas com patrocinadores, gestão de mídia para gerenciamento de negócios, construção e engenharia dos carros.

“Nós já tínhamos um contato de colaboração com a Porsche Cup no sentido de indicarmos alunos para trabalharem na empresa. Muitas vezes essas indicações ocorrem com alunos das nossas equipes de competição. Neste momento, nós decidimos nos aproximarmos mais para que possamos fomentar, no futuro, projetos de colaboração e iniciativas conjuntas entre empresa e universidade. Como primeiro passo para essa direção, nós organizamos esse evento para que pudéssemos conhecer melhor a categoria e ver quais são as principais demandas, desafios da Porsche Cup”, explicou o professor André Mendes, durante entrevista.

Atual Gerente de Engenharia de Oficina da Porsche Cup, Marcel Gatti, contou que foi membro da equipe FEI Baja entre os anos de 2007 até 2012 – período em que cursou Engenharia Mecânica na FEI – e em depoimento, destacou que a sua trajetória como membro do Baja fez toda a diferença para a sua formação pessoal e profissional. “Posso afirmar que participar do projeto foi essencial para a minha bagagem. Grande parte do que sou, dedico à formação que tive aqui na FEI. Até hoje, cultivo amizades que conquistei aqui e tenho tudo isso muito enraizado. Se puder partilhar uma mensagem para esses estudantes em formação é que procurem se especializar nesses projetos, porque não tenho dúvida de que isso pode fazer muito a diferença para quem quer buscar uma evolução contínua”, ressaltou o engenheiro.

Já o Coordenador de Engenharia da Porsche Cup Brasil, Luiz Baldini, explicou que já estava em visita pela segunda vez na FEI e destacou o nível de formação e preparo dos estudantes para o mercado de trabalho. “É incrível o nível de laboratório que a FEI oferece com o Fórmula e o Baja. Para nós que estamos do outro lado, no mercado de trabalho e vivenciando as corridas, é brilhante poder entender qual será o futuro dos próximos engenheiros. Os alunos da FEI estão com vivências muito próximas do que nós temos hoje no mercado. Isso mostra que a qualidade do ensino está avançando muito além da sala de aula e contribui para elevação do nível dos nossos profissionais, do mercado de trabalho, do nosso automobilismo, de outras empresas que eles podem atuar, para além da Porsche Cup”, afirmou.

De olho no futuro

Ainda em depoimento à reportagem, o Prof. Dr. André Mendes, coordenador do Projeto FEI Baja, contou que além dos ensinamentos passados e aproximação da empresa com a sala de aula da universidade, a proposta é que ambas as marcas também possam fomentar parcerias futuras para contribuições científicas e tecnológicas. “No final, discutimos temas em que a FEI possa colaborar no futuro e que caberiam em possíveis estudos para TCCs (Trabalhos de Conclusão de Cursos), mestrados e iniciação científica, por exemplo”.

Membro e atuando também como uma das capitãs da equipe FEI Baja, a estudante Joyce Soares de Oliveira, do curso de Administração, falou com entusiasmo sobre a aproximação do time com os profissionais da empresa e o aprendizado obtido durante o encontro. “Faz muito bem para o nosso currículo, dizer que tivemos apoio e a oportunidade de aprender diretamente com eles, sobre as corridas e eventos que a Porsche Cup promove”.

No mesmo caminho, o aluno e integrante da equipe Fórmula FEI, na categoria de carros elétricos, Airton Stocco de Almeida, ressaltou a aproximação do seu estudo e aprendizado em sala com o que foi discutido durante a visita da Porsche Cup à FEI. “O que eu acho que é bem interessante dessa visita é a oportunidade de termos contato com o mundo profissional. Vimos que muito do que aplicamos no nosso dia a dia e nos preparativos da competição, também conectam – claro, em uma escala amplamente maior – com a experiência e vivência dos engenheiros da Porsche Cup”.

Fonte: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros)