Notícias das Associadas
FJLES - 6ª Edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância
- Detalhes
- Criado em 17/09/2024
A 6ª Edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância da Fundação José Luiz Egydio Setúbal acontecerá no dia 2 de outubro de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, centrando discussões sobre Saúde Mental e as Comunidades Escolares.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais, é um estado de bem-estar, abrangendo a capacidade de interpretar o ambiente em que vivemos e manter um bom funcionamento psicossocial. Isso é vivenciado de maneiras diferentes de uma pessoa para outra, com diferentes níveis de estresse e influenciado por diferentes aspectos sociais, econômicos, de saúde, culturais, ambientais.
Promover a saúde mental de crianças e adolescentes é de extrema importância para enriquecer o repertório para lidar com os desafios diários e desenvolver habilidades sociais saudáveis. E a escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento psicossocial, considerando sua função educativa e comunitária.
No Brasil, estima-se que quase uma em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos vive com algum transtorno mental (UNICEF, 2021).
Compreendendo a relevância da escola no desenvolvimento infantil, o 6º PPSI Fórum debaterá sobre o papel que as comunidades escolares podem ter na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. Exploraremos os desafios e oportunidades existentes para a implantação das políticas públicas vigentes considerando a realidade dos sistemas públicos de educação, saúde e assistência social e valorizando iniciativas que têm buscado atuar nos diferentes contextos regionais e de vulnerabilidade no Brasil.
Programação
9h – Abertura
9h20 – A Promoção da Saúde Mental na infância
A infância é uma etapa única, que molda e prepara os indivíduos para a vida adulta. Múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, além da exposição à violência e experiências traumáticas podem tornar esse público vulnerável a condições de saúde mental. Essa sessão irá abordar a importância e os desafios da promoção da saúde mental em perspectivas nacional e global.
10h20 – A saúde mental das juventudes: desafios e perspectivas
Ouvindo quem está no centro da questão! Nesta mesa, jovens debaterão sobre quais são os desafios enfrentados por eles e suas comunidades em relação à saúde mental e possibilidades de ação.
11h20 – O papel da comunidade escolar na Promoção de Saúde Mental
A aprovada Lei 14.819/2024 estabelece a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, trazendo uma visão de atuação intersetorial para promoção da saúde mental. Esse painel debaterá os desafios da regulamentação e implementação da referida política pública frente às diferentes realidades e ao contexto das comunidades escolares no Brasil.
12h50 – Almoço
14h – A Violência nas comunidades escolares e o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes
A violência é um fenômeno multicausal, com manifestações individuais, nos relacionamentos, na comunidade e sociedade. O avanço da violência no âmbito escolar traz desafios em zelar pela saúde mental de crianças e adolescentes e garantir que a escola seja um espaço seguro para promover o aprendizado e a prática de comportamentos pró-sociais. Esta sessão irá debater o papel da promoção da saúde mental e a prevenção e resposta às violências nas comunidades escolares.
15h30 – Painel de casos: promovendo a saúde mental nas comunidades escolares
Os caminhos trilhados e desafios enfrentados pelo setor público e sociedade civil para promover o bem-estar de crianças, adolescentes e comunidades escolares mais saudáveis. No painel de casos poderemos conhecer algumas iniciativas de promoção da saúde mental em comunidades escolares no Brasil.
17h – Encerramento
As inscrições já estão abertas (presencial e online).
Acompanhe mais informações no LinkedIn da FJLES.
INSCREVA-SE