Notícias das Associadas
FUNDAÇÃO ABRINQ - 5 livros para ler com as crianças
- Detalhes
- Criado em 24/09/2024
A leitura é um hábito que traz inúmeros benefícios para os adultos e mais ainda para as crianças e para os adolescentes, que ainda estão em desenvolvimento. Ao ler livros, a cognição é estimulada, a criatividade e a imaginação são aguçadas, o letramento é aprimorado, e muito mais.
Ainda assim, pode ser muito difícil fazer com que as crianças leiam por conta própria, principalmente em tempos em que a internet e o digital são parte integrante de suas vidas. Para contornar a situação, uma solução é que os adultos façam a mediação de leitura desde cedo, com livros adequados para as idades.
Para começar agora mesmo, confira abaixo 5 livros para ler com as crianças pequenas:
1 - Marcelo, Marmelo, Martelo
Marcelo, Marmelo, Martelo é um clássico livro da literatura infantil. Escrito pela famosa autora Ruth Rocha, o livro conta três histórias diferentes em que as crianças são as protagonistas.
Na primeira, conhecemos Marcelo, um menino que questiona os nomes das coisas e cria palavras novas. Em seguida, duas meninas de personalidades opostas, Teresinha e Gabriela, acabam se identificando, apesar das diferenças. Já na terceira, vemos Caloca, um garoto mandão e mimado que não gosta de compartilhar, mas aprende a importância da amizade.
O livro é bem fácil de ler, é todo ilustrado e faz as crianças aprenderem lições importantes, como o poder da generosidade, a partir de situações do cotidiano.
2 - Amoras
Amoras é um livro infantil que mostra a importância de as pessoas se reconhecerem no mundo e se orgulharem de quem são. Escrito pelo famoso rapper brasileiro Emicida, o livro é baseado em sua própria canção, de mesmo nome.
Grosso modo, a história conta sobre um pai e uma filha que estão visitando um pomar. Ainda assim, o mais importante do livro não é a história em si, mas a mensagem e a forma como ela é passada. De forma leve, poética e repleta de rimas, Emicida aborda a representatividade e a questão racial pelos olhos de uma criança.
Além de ser muito bem ilustrado, no final do livro há um glossário para explicar alguns termos específicos usados, como “orixás” e “quilombo”.
3 - O Caracol e a Tartaruga em Dias Chuvosos
O Caracol e a Tartaruga em Dias Chuvosos é um livro infantil que trata de empatia, amizade e apoio ao outro em momentos difíceis.
Escrito por Stephen Michael King, a história fala exatamente sobre o que já diz o próprio nome: em uma sequência de dias de chuva, uma tartaruga faz de tudo para que seu amigo caracol saia de dentro da casca. Para isso, ela executa várias ideias inventivas e afetuosas, todas mostradas em ilustrações coloridas e alegres.
Além de incentivar as crianças a pensarem e cuidarem dos outros, o livro também pode ser considerado uma fábula, que são tipos de história muito importantes, porque ajudam na construção de valores no imaginário dos pequenos.
4 - O Guarda Chuva Azul
O Guarda-Chuva Azul é um livro infantil que fala sobre empatia, inclusão e vida em comunidade. Escrito por Emily Ann Davison, a história é sobre uma menina que recebe um presente misterioso: um pequeno guarda-chuva azul.
Ao sair para passear no parque com a sua mãe, a menina leva o presente, mesmo sem parecer que vai chover naquele dia. De repente começa a chover muito, mas todas as pessoas do parque conseguem se abrigar embaixo daquele estranho guarda-chuva azul.
O livro conta uma história bem simples, mas muito bonita e cheia de significado. Além disso, com suas ilustrações, o livro também ressalta a importância da união, independentemente das diferenças entre as pessoas.
5 - Kabá Darebu
Kabá Darebu é um livro infantil que promove a representatividade indígena e o conhecimento sobre esses povos. Escrito por Daniel Munduruku, a história fala do povo munduruku, que o próprio autor faz parte.
No livro, somos apresentados à cultura e ao modo de vida desse grupo indígena, pelos olhos do menino Kabá Darebu. A criança nos mostra onde a tribo vive, o que come, como festeja, entre outros costumes.
De forma simples, a história ensina as crianças a respeitarem as diferenças e conhecerem outras culturas. Nas últimas páginas, o livro também apresenta algumas informações complementares, como uma receita de beiju de mandioca.
Como a Fundação Abrinq incentiva a leitura?
A Fundação Abrinq entende que a leitura é uma prática muito importante para o bom desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Por isso, desenvolve diversas iniciativas no eixo da Educação, para garantir que as pessoas não apenas aprendam a ler no tempo correto, como tomem a leitura como um hábito desde cedo na vida.
Uma dessas iniciativas é o Projeto Mudando a História, que tem como objetivo potencializar o protagonismo juvenil por meio da prática de mediação de leitura em espaços da comunidade. A Fundação Abrinq cumpre essa finalidade oferecendo formações para os adolescentes e levando-os a espaços culturais para ampliação de repertório.
Desde que foi criado, em 2021, a iniciativa já formou 205 adolescentes para serem mediadores de leitura, que, por sua vez, beneficiaram 1.382 crianças com as mediações. Conheça mais sobre o Projeto Mudando a História aqui.
Fonte: Fundação Abrinq