Notícias das Associadas

FEI - Alunos de Engenharia Mecânica da FEI conquistam 1º lugar no ‘Prêmio Santo André de Inovação 2024’, promovido pela Prefeitura

not 27 11 2024 6
Foto: Divulgação/FEI

Trabalho de Conclusão de Curso já havia sido reconhecido no 1º semestre deste ano, sendo vencedor da categoria de inovação do INOVAFEI

Já imaginou as possibilidades de contribuições da engenharia para a área da saúde? Na FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), um grupo de cinco alunos da Engenharia Mecânica Plena se uniram para desenvolver uma nova solução focada na engenharia biológica ou bioengenharia, como é conhecida no mercado, para a construção do projeto “Customização e Otimização Estrutural em Implantes de Coluna Vertebral”. A repercussão foi tamanha, que o mesmo foi indicado para realizar uma exposição na “Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, da Prefeitura de Santo André e, no dia 12 de novembro, concorrendo contra outras instituições de ensino, os alunos da FEI conquistaram o 1º lugar no “Prêmio Santo André de Inovação 2024”.

O prêmio foi entregue aos alunos diretamente pelo Secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego da Prefeitura de Santo André, Evandro Banzato. Historicamente, a “Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, faz parte de uma das iniciativas do Parque Tecnológico do município. A exposição do projeto desenvolvido pelos estudantes da FEI foi realizada no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, localizado no Centro da cidade.

“Nós viemos de uma jornada longa e trabalhosa para a entrega deste projeto e, com esse prêmio, entendemos que é uma coleta dos frutos que plantamos. Ficamos felizes em podermos trazer o tema do nosso trabalho para tantas pessoas. Eu, particularmente, atuo hoje na área da saúde e vejo que as pessoas têm pouca visibilidade sobre o quanto a engenharia pode contribuir para o desenvolvimento deste setor. É muito bom podermos mostrar as nossas soluções como engenheiros e quanto esses trabalhos podem ser grandiosos, inovadores e necessários para a nossa sociedade”, explicou o aluno Rafael Alves de Oliveira, um dos membros do grupo.

Soluções da Engenharia para a saúde

Em sua proposta, o projeto objetiva otimizar, simular e validar implantes para coluna vertebral em materiais e processos homologados nacionalmente. Durante o estudo de cenário e viabilização da ideia, os estudantes de Engenharia Mecânica constataram que a bioengenharia é um meio essencial para a área de implantes, no entanto, no Brasil, existe uma falta de produtos personalizados para a realização de cirurgias, especialmente as que envolvem a coluna vertebral – foco do projeto – criando um desafio e um déficit de atendimento à população brasileira, por haver a dependência da importação destes produtos.

Com o material desenvolvido pelos estudantes da FEI, a proposta foi construída a fim de reduzir essa complexidade para a realização das cirurgias de coluna, reduzir o preço e os prazos para hospitais, clínicas e governos, bem como possibilitar a expansão da solução mundialmente.

“Os alunos abordaram um tema muito atual, que já se tornou uma trend no mundo. Temos muitos conceitos de engenharia envolvidos nesse projeto, os alunos fizeram validação como um projeto de inovação, procurando especialistas do mercado, apresentando e melhorando a solução, utilizando a parte estrutural e também a parte de negócio. Então, eles tiveram uma boa gama de aspectos que eles envolveram nesse trabalho e estou muito orgulho deles por desenvolverem tudo isso”, ressaltou o professor orientador do Trabalho de Conclusão de Curso, Mohammad Yazdi, docente do curso de Engenharia Mecânica da FEI.

Ainda em entrevista, o professor orientador também afirmou que, agora, após a apresentação do projeto, mesmo com a formação realizada no primeiro semestre deste ano, o grupo pretende dar continuidade às pesquisas. “Nós já temos em andamento um outro projeto de TCC com outras aplicações e, agora, com esse prêmio da Prefeitura, nós recebemos muitos contatos de pessoas do mercado interessadas em colocar esse produto no mercado. Nós vamos continuar esse projeto e vamos leva-lo adiante”, explicou o docente.

Trajetória de Orgulho

O reconhecimento da Prefeitura de Santo André é mais um para a soma no portfólio dos alunos. No primeiro semestre de 2024, o mesmo projeto também foi indicado à cerimônia de premiação do INOVAFEI, evento promovido pela FEI ao final de cada semestre, que visa reconhecer os Trabalhos de Conclusão de Curso mais inovadores da instituição. Na ocasião, o mesmo projeto também conquistou o 1º lugar na cerimônia de premiação, sendo reconhecido como o mais inovador do curso de Engenharia Mecânica Plena.

Em entrevista, outra integrante do grupo, Gabriella de Souza Almeida, falou sobre a jornada de desenvolvimento da pesquisa e a emoção de ter o projeto reconhecido pela inovação duas vezes: primeiro pela FEI e, segundo, pela Prefeitura de Santo André. “Foi um trabalho muito árduo e difícil. Perceber que as pessoas estão dando a devida importância para este tipo de tema para a inovação e ver que, tanto o Governo como também as empresas, estão dando destaque a esses temas é algo muito gratificante, especialmente para mostrarmos nossas soluções e do que a FEI é capaz”, afirmou.

Fonte: Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI