Notícias das Associadas

FMCSV - Habitação Social e Primeira Infância: Orientações para desenho urbano

not 04 07 2025 3
Foto: Divulgação/FMCSV

A publicação traz um panorama sobre como os empreendimentos habitacionais devem considerar as necessidades das crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores, pois é principalmente no lar e em seu entorno imediato que a primeira infância acontece, o cuidado se expressa e as conexões com o território se constroem.

O texto se debruça sobre os impactos que a habitação social tem para o desenvolvimento infantil, com o objetivo de inspirar e apoiar profissionais do urbanismo, gestores públicos e empreendedores habitacionais na construção de moradias mais sensíveis às especificidades do desenvolvimento na primeira infância.

O material apresenta orientações de projetos, acompanhados de exemplos e experiências reais no Brasil e no mundo, que mostram como é possível qualificar os espaços habitacionais como lugares que promovem saúde, vínculo, pertencimento e desenvolvimento integral.

As diretrizes vão muito além da construção física de moradias. Estão em debate os conceitos fundamentais como convivência comunitária, vínculos afetivos, acesso à natureza, cultura local e inclusão, articulando dados sobre o déficit habitacional brasileiro, desigualdades urbanas e suas consequências para a saúde e o bem-estar infantil.

A iniciativa é liderada pela Fundação Van Leer em parceria com o Instituto Pipa, o Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), o escritório de urbanismo e arquitetura Estúdio+1 e o CECIP.

Publicação:
https://issuu.com/fmcsv/docs/habita_o_social_e_primeira_inf_ncia_orienta_es_

Fonte: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal