Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL - Organização realiza chamada de artigos sobre equidade étnico-racial e decolonialidade nas avaliações de projetos com foco em equidade

not 09 10 2025 5
Foto: MetaLab/Nappy

Realizada pela Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, a chamada de artigos para o número especial ‘Equidade Étnico-Racial e Decolonialidade nas Avaliações’ da Revista Brasileira de Avaliação objetiva fortalecer práticas comprometidas com esse propósito

Equidade étnico-racial e decolonialidade precisam ter papel central na construção de projetos que objetivem fortalecer práticas avaliativas comprometidas com a justiça racial. Essa mesma lógica contempla também, então, iniciativas com foco em decolonialidade e valorização de saberes do Sul Global.

Esse é o foco da chamada que a Revista Brasileira de Avaliação (RBAVAL), por meio da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), realiza para a edição especial sobre Equidade Étnico-Racial e Decolonialidade nas Avaliações.

Com apoio de Fundação Tide Setubal, Porticus e Imaginable Futures, a iniciativa objetiva receber materiais com os seguintes perfis que visem estimular a ampliação da diversidade epistêmica na ciência, ao promover abordagens interseccionais, metodologias participativas e reflexões sobre relações de poder nos processos avaliativos:
  • Artigos originais, inclusive com descrição de novas metodologias;
  • Ensaios;
  • Revisões sistemáticas e metanálises;
  • Entrevistas;
  • Relatos de experiência, incluindo estudos de caso;
  • Artigos de opinião;
  • Resenhas.
Nesse sentido, tais publicações deverão trazer contribuições inovadoras para as avaliações de projetos, programas, iniciativas e políticas públicas. E, desse modo, os materiais em questão deverão proporcionar especial atenção a produções de autoria negra, indígena, quilombola, ribeirinha e demais grupos étnico-raciais.

Equidade étnico-racial e decolonialidade publicadas

A chamada da Revista Brasileira de Avaliação para a edição especial sobre Equidade Étnico-Racial e Decolonialidade nas Avaliações contempla duas modalidades para a submissão de manuscritos.

A saber, as categorias nesse contexto são as seguintes:
  • Modalidade com incentivo à produção de artigos. Essa categoria diz respeito à produção de autoria negra, indígena, quilombola, ribeirinha e de outros grupos étnico-raciais. Haverá bolsa de R$ 1.000,00) para até 20 artigos selecionados. Desse modo, pode-se submeter manuscritos cuja primeira autoria seja de uma pessoa negra, indígena, quilombola, ribeirinha ou pertencente a outros grupos, mediante autodeclaração;
  • Modalidade sem incentivo à produção de artigos. Essa categoria prevê a participação de pessoas de quaisquer grupos raciais, nacionalidades e setores que não desejarem ou não se enquadrarem nos critérios da modalidade com incentivo. Desse modo, é importante ressaltar que não há concessão de bolsa nessa modalidade.
Sobre prazos e inscrições

As inscrições para a chamada da Revista Brasileira de Avaliação para a edição especial sobre Equidade Étnico-Racial e Decolonialidade nas Avaliações estão disponíveis até 24 de outubro para a submissão de manuscritos na modalidade com incentivo à produção de artigos. Nesse caso, pode-se encaminhar o resumo estruturado do artigo em questão.

Já a divulgação da listagem final dos resumos aceitos e suas respectivas notas acontecerá em 3 de novembro – o resultado estará disponível no site da RBAVAL. Finalmente, a submissão do manuscrito completo – nos casos que forem ou não contemplados com a bolsa – poderá ocorrer até 15 de janeiro de 2026.

Confira mais detalhes sobre a chamada da Revista Brasileira de Avaliação para a edição sobre Equidade Étnico-Racial e Decolonialidade nas Avaliações no edital da iniciativa.

Por fim, pessoas interessadas poderão também informar-se por meio dos canais da RBMA no LinkedIn e no Instagram, assim como por e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

Fonte: Fundação Tide Setubal