Notícias das Associadas
FEALQ - Stanford anuncia cientistas mais influentes do mundo e pesquisadores parceiros e diretor da Fealq figuram na listagem
- Detalhes
- Criado em 17/10/2025

A Fealq celebra o reconhecimento de pesquisadores ligados à Fundação que figuram entre os cientistas mais influentes do mundo, conforme o ranking elaborado pela Universidade Stanford, dos Estados Unidos, considerado uma das principais referências internacionais de impacto científico, com base em indicadores padronizados de citações. Entre os nomes que integram a lista está o professor Fernando Dini Andreote, diretor da Fealq e chefe do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP, com atuação na área de Microbiologia do Solo e Ambiental.
O resultado integra a oitava edição do Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, publicada em agosto de 2025. Nesta edição, a Universidade de São Paulo (USP) teve 287 pesquisadores reconhecidos, sendo 21 da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), reforçando a relevância do campus “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, como um dos principais polos de ciência e inovação da USP.
Para a Fealq, ter um diretor entre os cientistas mais influentes do mundo é motivo de orgulho. Esse reconhecimento reforça a qualidade da pesquisa desenvolvida na Esalq e no Cena, e o compromisso da Fundação em apoiar projetos que geram impacto científico e social.
Além de Andreote, os demais pesquisadores que integram o ranking são parceiros de projetos da Fealq, que parabeniza todos os contemplados pela excelência de suas trajetórias e reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que fortalecem a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento sustentável. São eles: Pedro Henrique Santin Brancalion (Ecology) – Esalq; Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (Agronomy & Agriculture) – Esalq; José Roberto Postali Parra (Entomology) – Esalq; Maurício Roberto Cherubin (Agronomy & Agriculture) – Esalq; Tsai Siu Mui (Microbiology) – Cena; Celso Omoto (Entomology) – Esalq; Lucas Willian Mendes (Microbiology) – Cena; Tiago Osório Ferreira (Agronomy & Agriculture) – Esalq; Paulo Sergio Pavinato (Agronomy & Agriculture) – Esalq; Ernani Pinto Junior (Analytical Chemistry) – Cena; Roberto Sartori Filho (Dairy & Animal Plant) – Esalq; José Leonardo de Moraes Gonçalves (Foresty) – Esalq; e Gilberto José de Moraes (Entomology) – Esalq.
Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ

