Notícias das Associadas
Com apoio da FEALQ, acervo histórico de Piracicaba ganha versão digital para consulta
- Detalhes
- Criado em 07/04/2026

Foto: Divulgação/IHGP/Fealq
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) lançou, no último dia 28 de março, o projeto “Gazeta de Piracicaba Digital”, que coloca à disposição do público, de forma gratuita, o jornal que circulou na cidade entre 1882 e 1938. A digitalização do acervo começou no final dos anos 2010 e só agora se concretizou graças à parceria com a Fealq – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, que apoiou financeiramente o projeto pelo seu Programa de Apoios.
A iniciativa permite consultas online e download de páginas, transformando um acervo histórico em fonte acessível de informação para pesquisadores e estudantes. O acesso ao documento físico estava suspenso, uma vez que muitos exemplares, com mais de 140 anos, são frágeis e se deterioram com o tempo.
Durante anos o jornal foi o único impresso da cidade, cobrindo acontecimentos do período do Império até a década de 1930.
Para acessar o acervo, clique aqui.
Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ

