Outras Notícias

HU se destaca na redução da mortalidade infantil em Jundiaí

not fundacao 3 4 2014 2A Secretaria de Saúde de Jundiaí anunciou queda na mortalidade infantil no município. De 10,62 óbitos para cada 1 mil nascimentos, em 2012, o índice caiu para 9,71 óbitos em 2013 – uma diferença de 9,14%.

Com a divulgação do resultado, o trabalho desenvolvido no Hospital Universitário (HU) foi evidenciado, uma vez que a instituição é responsável pela realização dos partos pelo Sistema Único de Saúde na cidade, com uma média de 300 partos por mês, sendo 20% correspondentes a partos de alta complexidade.

Segundo a diretora clínica do HU esse índice reflete um melhor preparo em vários setores. “Percebemos uma melhora nos pacientes que chegam até nós, além disso investimos constantamente na qualificação da mão-de-obra, especialmente do corpo clínico, e também conseguimos diagnosticar mais precocemente as patologias, tanto as de pacientes que estão internados como as que chegam no Pronto Socorro”, explica.

Para o secretário da saúde, Cláudio Miranda, essa redução é também encarada com um desafio. “Estamos buscando mais recursos do governo para ampliar esse trabalho que é fundamental na assistência das crianças de baixo peso e com patologias”, afirma.
Com o resultado, a Prefeitura de Jundiaí avançou para um patamar próximo da meta de 9,5 estipulada pelo Ministério da Saúde para 2016.

A TV TEM, afiliada da Rede Globo, produziu reportagem sobre o tema. O vídeo, bem como a matéria veiculada no Portal G1 podem ser conferidos no link:http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/03/taxa-de-mortalidade-infantil-diminui-10-em-jundiai.html


Fonte: HU Jundiaí