Outras Notícias

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

A 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), será lançada na próxima segunda-feira, dia 19 de março, em São Paulo.

not fundacao 14 3 2012 2A Olimpíada busca aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública em todo o Brasil. O objetivo é estimular a leitura, ampliar as competências de escrita entre alunos de diferentes níveis de escolaridade e contribuir, assim, com a melhoria da qualidade do ensino. A edição 2010 alcançou 99% dos municípios do país. Nas quatro categorias – poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião –, foram recebidas 239.435 inscrições de professores de 60.123 escolas públicas, que mobilizaram sete milhões de estudantes de Ensino Fundamental e Médio.

Podem participar professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero Poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos de Memórias Literárias e os do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio trabalham com Crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio desenvolvem o gênero Artigo de Opinião.

Inscrições – Para participar da Olimpíada, os professores podem se inscrever, gratuitamente, pelo portal da Olimpíada a partir do dia 19 de março até 25 de maio. Contudo, para validar a inscrição do professor, é preciso que seja feita, também pelo portal, a adesão da rede de ensino. No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão. No caso das estaduais, a adesão fica a cargo do secretário estadual de Educação.

Fonte: Fundação Itaú Social