Notícias da APF

APF é reconduzida na Presidência do CONSEAS

Secretário Floriano participa da posse da nova mesa diretora do Conselho Estadual de Assistência Social

not 28 08 2015


O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, participou da posse da nova mesa diretora do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo (Conseas-SP). A reunião aconteceu nesta terça-feira (25/8), em sua sede na Capital. Nicole Hoedemaker, representante da Sociedade Civil, foi reconduzida à presidência. A coordenadora estadual de Ação Social, Rita de Cássia Dalmaso, ficou com a vice-presidência. Como primeiro e segundo secretários, foram eleitos Regina Lúcia dos Santos Gonçalves (Poder Público/ Secretaria da Educação) e Wagner Carneiro de Santana (Sociedade Civil/ Atuação na área de Crianças e Adolescentes).

O mandato da nova gestão tem duração de um ano, encerrando dia 31/07/2016. O secretário Floriano Pesaro destacou a importância da Sociedade Civil conduzir e organizar a X Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá de 06 a 08 de outubro de 2015, em Águas de Lindoia. “Na Conferência Estadual, teremos momentos enriquecedores, para levar à razão o debate da Política Pública, definindo as deliberações para Brasília, com propostas consistentes, para avançar ainda mais nas diferentes frentes do serviço social no Estado de São Paulo. Precisamos fazer nosso papel propositivo, unir forças, para que a Conferência seja bastante produtiva”, disse.

Nicole agradeceu a confiança dispensada e disse que este é um ano de grandes responsabilidades e desafios. A presidente do Conseas também agradeceu o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tendo como gestor o secretário Floriano. “É muito importante essa parceria e estrutura para realizarmos uma grande Conferência Estadual. O controle da Assistência Social precisa atuar em sintonia com o Estado”, afirmou.

O tema central da Conferência Estadual 2015 é “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

Conseas-SP

O Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas-SP) tem entre suas competências a observação de diretrizes da Política de Atendimento fixadas na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS); a promoção do controle social da Política Estadual de Assistência Social com a participação da Sociedade Civil e o acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência Social.

Formado por 24 conselheiros titulares, sendo 12 representantes do Poder Público indicados e outros 12 da Sociedade Civil, pertencentes a organismos não-governamentais. Todas as decisões do Conselho são publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Conselho do Idoso

O secretário Floriano Pesaro visitou o Conselho Estadual do Idoso (CEI), que também estava em reunião em sua sede. Segundo a conselheira e coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência Estadual do Idoso, Akiko Oyafuso, 85% dos municípios com Conselhos Municipais constituídos realizaram suas Conferências e a expectativa é levar mais idosos para participarem da Estadual.

Floriano parabenizou o trabalho e falou da importância de investimento em uma campanha para incentivar pessoas físicas e jurídicas a doarem seus impostos devidos ao Fundo Estadual do Idoso. “A Conferência Estadual do Idoso é uma ótima oportunidade para alavancarmos essa campanha para ações sólidas e específicas aos idosos”, afirmou.


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social