Outras Notícias

Projeto promove melhores práticas para o Terceiro Setor

Projeto promove melhores práticas para o Terceiro Setor

Iniciativa reúne teoria, prática e tecnologia para oferecer melhorias na gestão de ONGs

O Terceiro Setor conquistou um importante papel na economia e na sociedade moderna, entretanto, a eficiência administrativa não estava entre as prioridades de grande parte dessas instituições. Esse cenário vem mudando devido à transferência de responsabilidades colocadas para o Terceiro Setor e que eram desempenhadas somente pelo Estado. Além disso, o próprio aumento da quantidade de entidades sem fins lucrativos geraram a obrigação de uma maior organização administrativa, acirrada pela concorrência de mercado e necessidade de adequação às normas do setor.

Dessa necessidade de melhoria nas práticas de gestão das Organizações Sociais, nasceu o projeto Integra Social, resultado de uma parceria entre as instituições sociais Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP), responsável por projetos nas áreas de educação e cultura, a Connectuse, que trabalha com implantação de sistema e tecnologia voltados para gestão empresarial e de organizações do terceiro setor, e o CDI, organização social no campo do empoderamento digital de jovens no Brasil e em outros sete países.

O Projeto Integra Social tem por objetivo reunir e repassar conhecimentos de gestão e articular parcerias que possam oferecer ferramentas de gestão para ONGs. Para Sara Ribeiro, coordenadora do idealizador Instituto OMP, “o Integra Social é uma forma de criar uma rede de ONGs dispostas a crescerem como organizações e, acima de tudo, fortalecer o desenvolvimento do Terceiro Setor como um todo”.

O Integra Social é responsável pelo processo de implantação do software de sistema de gestão integrado, que visa dar mais transparência e otimização nos processos e tomada de decisão. “O software disponibilizado às instituições que participam do projeto prevê as principais funcionalidades para que as Organizações Sociais possam implementar as melhores práticas de gestão através da administração de CRM, serviços e projetos, financeiro, planejamento, gestão de pessoas, prestação de contas, entre outros”, afirma Jorge Proença, gestor de projetos sociais da Connectuse.

Para saber mais sobre como participar do projeto, acesse: www.integrasocial.com.br

Fonte: Observatório do 3° Setor