Notícias da APF

PRESIDENTE DA APF PARTICIPA NA FEI DA ABERTURA DO CONGRESSO DE INOVAÇÃO 2017 - MEGATENDÊNCIAS 2050

O “Congresso de Inovação 2017 – Megatendências 2050”, está sendo realizado na cidade de São Bernardo do Campo/SP, nos dias 9, 10 e 11/10. O evento é promovido pela FEI – Fundação Educacional Inaciana Pe. Saboia de Medeiros, associada da APF que foi representada por sua presidente, Dora Silvia Cunha Bueno.


FEI promove Congresso de Inovação sobre cidade e campo inteligentes

Realizado em outubro, o evento chega à segunda edição com a presença de grandes nomes da indústria, tecnologia e do agronegócio

Com a missão de formar profissionais para o futuro, o Centro Universitário FEI promove em outubro a segunda edição do Congresso de Inovação 2017 - Megatendências 2050 que terá como tema “A Cidade e o Campo Inteligentes, para uma melhor qualidade de vida”. Realizado em 9, 10 e 11/10 no campus da FEI em São Bernardo do Campo (SP), o evento vai discutir perspectivas de futuro sob a visão de grandes líderes e como integrar as inteligências urbana e rural no dia a dia das sociedades. 

Voltado especialmente aos alunos e docentes da Instituição, o Congresso é um dos maiores eventos sobre Inovação do País e conta com a presença de grandes nomes do jornalismo e da política, além de representants do meio acadêmico e de empresas de relevância nacional e mundial. Um dos objetivos é preparar e capacitar futuros engenheiros, administradores e profissionais da área de computação para solucionar problemas de alto impacto por meio do uso multidisciplinar das ciências e de tecnologias, tornando-os protagonistas em um cenário de constante mudança.

Programação

O primeiro dia do evento será dedicado a painéis que abordarão as cidades inteligentes, debatendo os desafios e suas soluções. A sessão de abertura tem início às 9h00, com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando. O segundo dia do evento será dedicado a painéis que abordarão o campo inteligente. Já no terceiro dia serão discutidas as integrações entre campo e cidade e perspectivas de futuro.

A programação completa dos três dias pode ser conferida no site do congresso: http://www.fei.edu.br/congressodeinovacao/

Cenário e Perspectivas

Ao tratar da cidade inteligente, a principal intenção é compreender os desafios e as soluções para populações que, cada vez mais, habitam as áreas urbanizadas. Estima-se que, em 2050, o número de habitantes do planeta atinja a impressionante marca de 10 bilhões de pessoas. Caracterizadas como disruptivas, as perspectivas de soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) e Conectividade, Big Data e Inteligência artificial, mudarão as organizações sociais, a mobilidade urbana, a oferta energética, o saneamento, o abastecimento, a saúde, a educação e o lazer. 

Nas últimas décadas, o campo se tornou um case de sucesso no País, por incorporar tecnologias desde a formação do solo até o cultivo e a colheita. A reconhecida vocação agrícola vai ser responsável por oferecer ao mundo soluções em segurança alimentar e energética – esta última, pela biomassa e outras fontes renováveis. 

A longo prazo, a tendência é que o Brasil se torne protagonista no agronegócio mundial, utilizando inteligência aplicada no campo, que integrará toda a cadeia produtiva das commodities alimentícias até o prato do consumidor. Segundo o Prof. Dr. Fábio do Prado, reitor do Centro Universitário FEI, campo e cidade logo vão se aproximar, via tecnologia. “Em sua longa cadeia produtiva, o campo passará por um processo de intensa conectividade e soluções técnicas inovadoras, que encurtarão o tempo de produção e diminuirão drasticamente o desperdício, aumentando a eficiência produtiva”, comenta. 

O Brasil, a América Latina como um todo e outros países em 2050, não terão somente megacidades, mas também e principalmente cidades menores que estarão muito próximas ao campo. Esta possibilidade de integrar o campo inteligente à cidade inteligente fará com que as sociedades urbanas e rurais estejam muito mais próximas umas das outras.

Para ajudar na integração e debate de ideias entre os participantes, o Congresso de Inovação conta com um grupo aberto de discussão no Facebook: https://www.facebook.com/groups/Congresso.de.Inovacao.FEI/

Plataforma de inovação FEI

O Congresso de Inovação é uma das atividades que fazem parte da Plataforma de Inovação FEI. Lançada em 2016, o projeto tem como objetivo estimular e capacitar alunos, professores e colaboradores para a gestão de processos inovadores e soluções de alto impacto para a sociedade. O congresso faz parte de um dos pilares da plataforma, que trata sobre o alinhamento das ações institucionais com uma agenda de futuro.

Sendo assim, todo ano a Instituição discutirá grandes temas de relevância nacional e mundial dentro do Congresso de Inovação. A primeira edição do evento, em outubro de 2016, teve como tema “Inovações e Internet das Coisas” e abordou, entre outros assuntos, o impacto da Indústria 4.0, perfil do profissional do futuro e riscos e oportunidades das novas tecnologias. 

Serviço – Congresso de Inovação 2017 - Megatendências 2050 – A cidade e o campo inteligentes, para uma melhor qualidade de vida”
Data: 9, 10 e 11 de outubro
Sitehttp://www.fei.edu.br/congressodeinovacao/
Local: Centro Universitário FEI - Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B - São Bernardo do Campo – SP
Grupo Facebookhttps://www.facebook.com/groups/Congresso.de.Inovacao.FEI/
*Evento voltado para alunos e professores da FEI. 

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País. 

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. 

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.


not 09 10 2017 1
Pe. Theodoro Peters (Presidente FEI), Dora Silvia C. Bueno (Presidente APF), Antonio R. Batista (Vice-Presidente FEI)


not 09 10 2017 2
 
Orlando Morando (Prefeito da cidade de São Bernardo do Campo/SP), Dora Silvia C. Bueno (Presidente APF), João Carlos de Souza Meirelles (Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo)


not 09 10 2017 3b
Pe. Theodoro Peters (Presidente FEI) e Dora Silvia C. Bueno (Presidente APF)