Outras Notícias

Obama destaca importância do protagonismo da sociedade civil

not 06 11 2017 1

No dia 5 de outubro, em São Paulo, o ex-presidente norte-americano Barack Obama fez uma palestra no Fórum Cidadão Global, evento realizado pelo Valor Econômico e Santander, que possuiu como principal objetivo iniciar um diálogo sobre a responsabilidade individual dos cidadãos na construção de um futuro melhor.

Principal palestrante do encontro, Obama destacou, como ideia central de sua fala, a importância da construção de uma cidadania global, por meio da participação dos indivíduos, no que chamou de “cidadania ativa”.

Chamou a atenção para a necessidade do envolvimento das pessoas com a forma como elas são governadas, com enfoque na necessidade de desenvolver ferramentas para ajudar e treinar a próxima geração de jovens para assumir e ocupar posições de liderança. Ressaltando o valor das organizações da sociedade civil, mostrou entusiasmo para trabalhar, por meio da Fundação Obama, com entidades brasileiras, no que chamou de projeto geracional.

Além de alertar para a necessidade de combater a concentração de renda, a importância da cooperação internacional em assuntos como a mudança climática, e o risco apresentado pela radicalização política em um mundo cada vez mais conectado pela internet, o discurso de Obama ressaltou o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil, como forma de fortalecimento da própria democracia. Deixou claro que o engajamento cívico é um dos assuntos mais importantes a serem debatidos no século 21.

O professor Gabriel Chalita, integrante do Rubens Naves Santos Jr Advogados, compareceu ao evento

Fonte: Rubens Naves Santos Jr Advogados