Outras Notícias

Iniciativa premia projetos de impacto social de escolas de Ensino Médio

not 07 06 2018 4

A 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa da Samsung com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), está com inscrições abertas.

A proposta é selecionar os melhores projetos desenvolvidos por alunos com ajuda de professores das disciplinas de Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia para solucionar problemas reais das comunidades onde vivem.

Inscrição e Etapas do programa

Professores interessados em participar devem convidar todos os alunos da classe, compor uma equipe e inscrevê-la no site do programa até o dia 25 de junho. A equipe e o professor devem identificar os problemas na comunidade onde vivem, ou no entorno da escola, e buscar as melhores alternativas para resolvê-los a partir dos conteúdos curriculares.

Neste ano, os professores coordenadores dos projetos inscritos na 5ª edição poderão convidar docentes de outras disciplinas, como das áreas de Ciências Humanas, Linguagens, Código e suas Tecnologias, por exemplo, para compor a equipe e concorrer ao prêmio.

Os projetos classificados na primeira etapa serão analisados pelos Comitês Técnicos Regionais, que selecionarão 5 de cada região como Vencedores Regionais, um total de 25 projetos. Estes irão participar das votações do Júri Popular e da Banca Julgadora.

Cada escola dos projetos regionais vencedores receberá um Notebook Samsung. Dentre os 25 vencedores, a Comissão Julgadora selecionará três Vencedores Nacionais, que serão contemplados com uma viagem de Intercâmbio Científico-cultural, enquanto os professores envolvidos e todos os alunos da classe visitarão centros de pesquisas, espaços culturais, além de participarem de oficinas educacionais.

Fonte: Observatório 3º Setor