Outras Notícias

Estudo proporciona visão geral sobre filantropia no Brasil

not 26 06 2018 2

Por meio de cooperação entre a Philantrophy for Social Justice and Peace – PSJP (Filantropia para Justiça Social e Paz), a Alince e a Wings, acaba de ser lançada a publicação “Filantropia no Brasil”, que destaca inovações e iniciativas no campo, apontadas por meio de conversas com pessoas que têm tentado promover, apoiar e fortalecer as diversas áreas da filantropia no país.

Conduzido por Caroline Hartnell e Andrew Milner, o estudo - parte de uma série produzida pela PSJP - traz um levantamento do que existe no país em termos de filantropia, em suas mais diversas formas, o que está impedindo seu desenvolvimento e qual é o potencial dela no país.

O termo filantropia é usado em sentido amplo, de modo a incluir todos os tipos de doações e contribuições para causas sociais, desde doações realizadas por indivíduos até aquelas feitas por diversos tipos de instituições e investimentos de impacto.

“Existe um consenso geral de que o setor de filantropia do Brasil está crescendo, porém não tão rápido e com certeza não proporcionalmente à crescente riqueza do país. Ele ainda precisa concretizar o que a maioria das pessoas entende ser seu potencial integral. O Brasil é atualmente a nona maior economia do mundo e conta com o oitavo maior número de bilionários do mundo, ainda que esteja no 75º lugar no Índice de Doações Mundiais de 2017 da Charities Aid Foundation (CAF)”, aponta a publicação.

Segundo o relatório, a desconfiança em relação às OSCs; a falta de compreensão sobre o que elas fazem; a saída de doadores do exterior do país; e a crise política e econômica pela qual passa o Brasil estão entre as razões apontadas como responsáveis por esse quadro. Ao mesmo tempo, contribuiem para dificultar o desenvolvimento, a publicação aponta a estrutura legal e fiscal, destacando o Imposto sobre doação (ITCMD) e a falta de legislação sobre fundos patrimoniais.

O sumário executivo da publicação, em português, está disponível para download  no Sinapse, dentro do site do Gife, que foi umas das organizações ouvidas no estudo. A íntegra do levantamento, em inglês, pode ser baixado aqui.

Fonte: Instituto Filantropia