Outras Notícias

Sua organização vai aparecer na imprensa? Saiba como aproveitar essa oportunidade

not 27 08 2018 10

Já pensou em ter a chance de apresentar sua organização para centenas, milhares e até milhões de pessoas sem gastar um centavo? Pois é isso que um espaço conquistado na imprensa, a chamada mídia espontânea, pode proporcionar — e, a reboque, colocar sua instituição no radar de potenciais doadores.

Outra vantagem é que esse tipo de aparição em geral confere confiabilidade.
“Os leitores e espectadores entendem que o que aparece num jornal, numa revista ou na televisão é verdade. A imprensa dá credibilidade para sua instituição”, diz Adriana Sousa Silva, diretora da empresa especializada em comunicação para o terceiro setor Pauta Social. Mas como aproveitar essa “vitrine” da melhor maneira possível? Adriana dá cinco dicas. Confira!

O que falar?

Se a mídia é espontânea, seu uso, no entanto, tem de ser muito bem pensado. “Você precisa fazer um planejamento para saber exatamente o que quer falar e conseguir passar sua mensagem. Por exemplo, se uma organização está realizando uma corrida beneficente para arrecadar recursos, e é convidada para dar uma entrevista por outro motivo, o porta-voz da instituição tem de falar sobre evento de alguma maneira”, explica.

Com quem falar?

Essa é outra coisa que você precisa definir no seu planejamento, antes de tentar emplacar matérias na imprensa. “Ao saber quem é o seu público, você consegue pensar melhor o perfil de mídia que irá buscar.” E isso nos leva à nossa próxima dica.

Onde falar?

“Se você quer atrair jovens para um trabalho voluntário, talvez não faça sentido conseguir aparecer numa matéria em mídia impressa, por exemplo”, argumenta a especialista, que acrescenta: “É preciso estar não onde sua mãe gostaria que você desse uma entrevista, e sim no veículo que seu público consome. Pode ser mais importante aparecer numa mídia especializada do que no Jornal Nacional, por exemplo”.

Como falar?

Saber se comunicar é importante e, quem tem recursos, acaba pagando media training (treinamento de imprensa) para seus porta-vozes. Mas organizações pequenas também podem instruir aqueles que falarão em nome dela. “Antes de fazer uma entrevista, grave um discurso com os pontos que você deseja comunicar e, depois, passe o áudio para seus colegas de equipe, para que eles avaliem como está sua postura”, recomenda.

O que fazer depois?

Apareceu num veículo de mídia? Pois, então, faça com que as pessoas saibam! “Divulgue nas suas redes sociais as matérias em que você apareceu. Use-as também no seu material de captação, pois, como dito, elas ajudam a dar credibilidade para sua organização”, afirma Adriana.

Fonte: Captamos