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Entenda a importância da comunicação para atrair doadores

not 17 09 2018 4

Palestrante explica que a comunicação efetiva está atrelada à ação do ouvinte

A palestra ‘Comunicação: criando um plano para atrair e engajar apoiadores’, que aconteceu no 1° Ciclo de Palestras Profissionalizar para Transformar o 3° Setor, realizado pelo Observatório do Terceiro Setor, teve como palestrante Tiemi Yamashita, estrategista social especializada em comunicação e sensibilização de público.

Segundo a estrategista, há uma grande diferença entre falar e comunica. Só há comunicação quando a pessoa que está ouvindo mostra algum tipo de reação. “Se a pessoa entendeu o que eu disse, ela irá agir”. Em relação às organizações, ela associa a comunicação à forma como a entidade atrairá os doadores e voluntários.

“Se a sua forma de comunicar sobre a causa não atraiu, ou seja, a pessoa não se sentiu afetada pela causa, não houve comunicação. Para solucionar isso, é necessário mudar o método, já que não há um padrão para comunicar com diversos públicos”. Tiemi completa que é necessário exercitar essa percepção. “A reação negativa é uma informação. Eu devo construir outra estratégia para conversar com essa pessoa”.

Atraindo doadores

A palestrante aponta que, num primeiro momento, é necessário oferecer atenção para depois atrair a pessoa. “Para que lado essa pessoa está olhando? Sobre qual assunto essa pessoa está interessada? Com isso, eu ofereço atenção para depois saber o que comunicar sobre a causa”.

Informações sobre a entidade, como histórias de quem foi impactado e a transparência, atreladas ao que a pessoa acha interessante, farão com que essa pessoa se engaje. Tiemi lembra que, para fazer com que essa comunicação seja efetiva, são necessários diferentes métodos de comunicação.

Veja a palestra completa abaixo:



Fonte: Observatório 3º Setor