Outras Notícias

Por que o marketing importa para o Terceiro Setor?

not 10 06 2019 7

As organizações do Terceiro Setor possuem desafios imensos. Não é simples trabalhar por uma causa, seja de alcance local ou nacional, enquanto se busca por sustentabilidade financeira. Porém, muitas das dificuldades encontradas no dia a dia das OSCs estão relacionadas a um desafio que pode parecer pequeno mas não é: a comunicação.

Diversas organizações não costumam divulgar os trabalhos que fazem, muito menos os resultados colhidos. E isto pode comprometer a sua sustentabilidade. O Relatório de Tendências Globais de Doações de 2018, organizado pela Nonprofit Tech for Good em parceria com diversas organizações e negócios sociais, mostra que 60% dos doadores entrevistados são mais propensos a doar repetidamente se receberem comunicação constante sobre as atividades da OSC e seus impactos.

Mas a dificuldade de criar uma comunicação eficaz é apenas o sintoma de um problema maior, o desconhecimento em relação aos princípios do marketing.

Apesar de ter surgido num contexto puramente mercadológico – como o próprio nome atesta – o marketing é mais amplo do que simplesmente vender; ele é, na verdade, um poderoso aliado no processo de planejamento, gestão e captação de recursos para as OSCs.

O mix de marketing tradicional é focado em produtos, já que vem de uma época em que a economia era impulsionada pelo consumo de bens duráveis e não-duráveis. Mas o sucesso do marketing como ferramenta de planejamento foi observado também por outros atores. Os governos viram nesta estratégia uma aliada para promover campanhas de educação e de saúde pública. Assim foi dado o pontapé para o marketing social.

Esta estratégia visa influenciar as pessoas para que elas mudem seu comportamento, não necessariamente para obter ganhos financeiros, e sim uma mudança que beneficie a sociedade. Originalmente em forma de campanhas antitabagistas e de planejamento familiar, hoje o marketing social é muito mais amplo e envolve todo o Terceiro Setor.

O produto do marketing social é o comportamento humano, que é o que enseja a mudança social. O preço é o custo desta mudança para as pessoas, que pode ser atenuado pelas recompensas que o novo comportamento pode trazer. A praça do marketing social é onde se encontra o público-alvo, ou mesmo a sociedade em geral. E a promoção envolve mostrar os benefícios da mudança.

A BeCause, agência de marketing movida por causas sociais e mantenedora da Nossa Causa, trabalha com marketing social para despertar o potencial de mobilização de organizações.

A agência tem foco no Terceiro Setor por estar alinhada com os valores e o propósito de organizações que transformam o mudo diariamente. Ao ofertar serviços de comunicação e marketing, a BeCause supre uma grande necessidade do setor e impulsiona a geração de consciência social.

As estratégias de marketing são capazes de dar voz às causas e de catalisar transformações sociais, por isso importam ao Terceiro Setor.

Em tempos confusos, como o que vivemos agora, o mundo parece girar cada vez mais rápido, ainda assim, a sensação de retrocesso é cada vez maior. Precisamos mudar essa história. Não é hora de silenciar, mas de tornar popular o que precisa ser dito.

Fonte: Nossa Causa