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O Cenário da Comunicação no Terceiro Setor

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No início deste ano começamos uma investigação sobre o cenário da comunicação no Terceiro Setor: o que as OSCs fazem e pensam sobre comunicação e marketing? Foi o que nos perguntamos.

Ao nos deparar com a falta de dados sobre esse assunto no Terceiro Setor, decidimos realizar nossa própria pesquisa. Questionamos gestores(as) de OSCs sobre o investimento, as práticas, os desafios e as percepções acerca de comunicação e marketing. Participaram da pesquisa 414 organizações de 23 estados mais o DF – a maior amostra para uma pesquisa dessa natureza.

Principais resultados

Persona da pesquisa: no contexto do marketing, persona pode ser definida como uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio, baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas. Utilizando este conceito mercadológico e adaptando-o para as circunstâncias desta pesquisa, definimos uma persona representativa da amostra, com base nos dados de perfil organizacional e de respondentes:

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Estrutura e investimento em comunicação e marketing:50% das organizações a área de comunicação é composta por somente uma pessoa. 15% não têm alguém responsável e outros 15% têm uma equipe de voluntários.

17,5% da amostra relata que uma mesma pessoa acumula os cargo de comunicação, marketing e captação de recursos e 7% da amostra acumula as responsabilidades da presidência e de comunicação e marketing.

55% investiram em comunicação e marketing em 2018, destes 85% tem a intenção de investir mais este ano.

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Estrutura da área de comunicação das OSCs

Práticas de comunicação e marketing: 82% das organizações têm um site próprio e 93% estão presentes nas redes sociais. Dentre os que têm site, 35,7% têm ferramenta de captação de recursos, as principais são PagSeguro (46%), PayPal (26%) e Trackmob (18%). As principais redes sociais utilizadas são Facebook (98%), Instagram (78%) e Youtube (56%). 92% das organizações as atualizam periodicamente.

Percepções sobre comunicação e marketing: as principais necessidades, no contexto da comunicação e marketing, são recursos humanos para a execução das atividades (15%) e uma campanha para captação de recursos (15%). As organizações mais citadas como referência pelas boas práticas em comunicação e marketing no Terceiro Setor são: Médicos Sem Fronteiras, Instituto Ayrton Senna e GRAACC.

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Conheça a pesquisa completa

Esperamos que os dados e análises apresentados pela pesquisa gerem insights e guiem sua organização a agir de maneira estratégica para atingir sua missão social com o apoio da comunicação e marketing.

Acesse a pesquisa completa

Fonte: Nossa Causa