Outras Notícias

Participe: Cursos de formação em controle social das ações governamentais

not 20 08 2019 1Com o objetivo de promover atividades de formação em controle social à sociedade civil e, assim, fomentar o controle social das ações governamentais, a Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo formulou 3 cursos, conforme os projetos pedagógicos nos links abaixo. Em resumo, os cursos visam:

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: Apresentar o que é participação e controle social e seus mecanismos institucionalizados pelo poder público municipal como forma de assegurar o direito dos cidadãos e o dever do Estado em garanti-lo. Clique aqui e confira o projeto pedagógico desse curso. 

CONTROLE SOCIAL DO ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL: Promover a compreensão do orçamento público municipal, do seu planejamento à execução. Clique aqui e confira o projeto pedagógico desse curso. 

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - FERRAMENTA DO CONTROLE SOCIAL: Fomentar o controle social da administração pública municipal por meio da Lei de Acesso à informação pública – LAI a partir da divulgação tanto dos portais de informações da Prefeitura (transparência ativa) e do procedimento de solicitação de informações aos órgãos da Prefeitura (transparência passiva). Clique aqui e confira o projeto pedagógico desse curso. 

Nós pretendemos replicar os cursos nas variadas regiões da cidade e de acordo com a demanda. Para tanto, gostaríamos de propor parcerias com as organizações da sociedade civil que tenham articulação com os territórios para levar esses cursos. Em relação ao espaço e à estrutura, podemos utilizar os equipamentos públicos, como os CEUS, centros culturais e outros.

Por enquanto, esses cursos foram agendados para acontecer na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP, no centro de São Paulo. As inscrições devem ser feitas cerca de 20 dias antes, na internet (pelo link http://bit.ly/cursos-emasp), sendo que metade das vagas são destinadas à sociedade em geral. Segue o cronograma abaixo:
 
tabela

Fonte: Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo