Outras Notícias

Brasil tem 781,9 mil organizações da sociedade civil

not 29 11 2019 5

Dado é do estudo ‘Por dentro do Mapa das OSCs: Metodologia da Base de Dados’, publicado pelo Ipea

De acordo com a Nota Técnica ‘Por dentro do Mapa das OSCs: Metodologia da Base de Dados’, lançada em novembro de 2019, existem 781.912 organizações da sociedade civil (OSCs) no país. O relatório foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A nota técnica revisou os métodos para identificação de OSCs em um estudo anterior e levou a uma reclassificação. Com as mudanças, o número de OSCs apontado pelo Ipea passou de 820 mil para para 781,9 mil.

Para se configurar como uma organização da sociedade civil, a instituição deve ser: privada, não integrante, portanto, do aparelho do Estado; sem fins lucrativos; institucionalizada; capaz de gerenciar suas próprias atividades e composta por voluntários, na medida em que pode ser constituída livremente por qualquer grupo de pessoas, isto é, a atividade de associação ou de fundação da entidade é livremente decidida pelos sócios ou fundadores.

Os critérios utilizados servem de base para pesquisas como a FASFIL, o Mapa das OSCs e o Perfil das Organizações da Sociedade Civil no Brasil.

O Mapa das OSCs, que foi a base de dados analisada, é composto por Associações privadas (646.994); Fundações privadas (12.339); Organizações religiosas (121.465) e Organizações sociais (1.114).

Em relação à mudança de números referente ao Ano-base do Mapa (2016), isso ocorreu devido ao uso de algoritmos de pesquisa, que, através das descrições das organizações, fizeram uma reclassificação dos status das organizações.

O resultado foi uma diminuição de associações privadas e o aumento de organizações religiosas, respectivamente, uma queda de 61 mil e um aumento de 22 mil.

Para acessar a nota completa, acesse este link.

Fonte: Observatório do 3º Setor