Outras Notícias

Crianças com deficiência também têm o direito de brincar: conheça o Projeto LIA

not 24 01 2020 4

Pare por um minuto para se colocar na realidade de outra pessoa…

Agora você é a mãe de três crianças. Uma delas com deficiência motora, causada por uma paralisia cerebral. O dia lá fora está ensolarado e quente, você pensa que é uma boa ideia convidar seus filhos para um passeio no parque, para que eles possam se divertir em um espaço aberto e fresco. Chegando lá você se senta e permite que as crianças vão brincar com os brinquedos do parquinho público.

Duas delas vão. Outra não. Pense que você agora é uma mãe observando dois dos seus filhos sorrindo e se divertindo, enquanto ao seu lado, sua filhinha, permanece impedida de aproveitar da mesma forma, devido às barreiras arquitetônicas de acessibilidade, que não são inclusivas às crianças com deficiência.

Essa história poderia ser triste, se a Shirley, a mãe que vivenciou em sua realidade esta situação, tivesse se acomodado e deixado a situação permanecer dessa forma. Chegando em casa, ela adaptou do seu jeitinho, com os recursos que tinha em casa, um balanço para que sua filha com deficiência pudesse brincar e usufruir das alegrias de ser criança.

O resultado foi o maior sorriso do mundo!

not 24 01 2020 5

Esse sorriso trouxe uma ideia: adaptar todos os parques públicos para que todas as crianças com alguma deficiência também pudessem brincar. E o sonho dessa mãe se encontrou com o sonho de outra mãe que tinha o mesmo propósito. Elas se uniram e tiraram a ideia do campo da imaginação, tornando-a real para inúmeras crianças com deficiência em mais de 40 cidades no Brasil.

O mais legal é que essa mãe encontrou outra mãe que já sonhava da mesma forma. Elas se juntaram para tornar esse sonho realidade e deram origem ao Projeto Lia (Lazer, Inclusão e Acessibilidade).

Conheça o Projeto Lia

O Projeto Lia é um movimento articulado por mães de todo o Brasil, que buscam repercutir a importância e propor alternativas para difundir a inclusão e diversão às crianças com deficiência. Com origem em Curitiba, hoje o LIA já está em mais de 40 cidades e em 14 estados do País.

Elas cobram das autoridades a implantação de brinquedos adaptados em parques públicos, praças e todos os locais de uso público comum. O projeto reúne famílias, amigos, profissionais na busca pelo lazer, inclusão e acessibilidade, conscientizando a sociedade de que as pessoas com deficiência também têm assegurado este direito.

Além disso, o LIA também promove eventos inclusivos, encoraja as famílias a buscarem momentos de lazer para as crianças com deficiência e atuam para o fortalecimento dos cuidadores.

O LIA veio à nossa casa

Para dividir suas experiências e expectativas com o Projeto Lia, a Shirley – a mãe que sonhou e realizou uma trajetória de inclusão motivada por sua filha – veio até a nossa casa com objetivo de inspirar ainda mais pessoas a sonharem junto com ela.

Clique para assistir ao vídeo

Seja você mãe, pai, irmão, irmã, familiar ou amigo de uma criança com deficiência, você também pode ser uma peça fundamental para garantir o direito dela se divertir. A Shirley encontrou um caminho para ela e pode te ajudar a encontrar o seu também. O sorriso de uma criança pode estar a uma ação de distância. Engaje-se em projetos de impacto social. Acesse o passo a passo no site do Projeto Lia e saiba como fazer parte.

Fonte: Nossa Causa