Outras Notícias

Banco Central lança sistema que vai permitir receber doações em segundos

not 04 03 2020 8

O Banco Central do Brasil anunciou o PIX, sistema de transações financeiras instantâneas que vai possibilitar que as organizações recebam doações instantaneamente e, segundo o Banco, com baixo custo, principalmente utilizando celulares e a tecnologia, como os códigos QR.

O sistema, de acordo com o Banco Central, será uma alternativa aos modelos já existentes de transações de doações, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões, com a vantagem da transação poder ser realizada a qualquer momento do dia, sem restrições.

O PIX só vai entrar em vigor em novembro, e até lá as empresas que forem oferecer PIX para seus clientes (no caso, as organizações serão clientes dessas empresas) deverão se adaptar ao sistema e sua características.

É importante frisar que o Banco Central generaliza as transações financeiras e chama todas de pagamento, mesmo sendo a doação uma transação com características diferentes das do pagamento. Porém, as características do PIX permitirão a transação de doações no sistema, como se fossem doações – e a ABCR seguirá acompanhando e informando o Banco Central sobre o tema.

Saiba mais sobre o PIX em https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos.

E veja abaixo as características do sistema, conforme divulgado pelo Banco Central.
not 04 03 2020 7

Fonte: ABCR