Outras Notícias

Iniciativa cria fundo para microempreendedores afetados pela Covid-19

not 12 05 2020 3

O Fundo Emergencial de Apoio a Microempreendedores oferece empréstimos financeiros com juros baixos e curso online e gratuito para a capacitação de empreendedores de baixa renda

Visando diminuir o impacto do novo coronavírus entre os microempreendedores de baixa renda, a Aliança Empreendedora e a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred) criaram um fundo para capacitar esses profissionais.

O Fundo Emergencial de Apoio a Microempreendedores oferece empréstimos financeiros com juros baixos e curso online e gratuito para a capacitação de empreendedores de baixa renda, estejam eles formalizados ou não.

Nesta primeira fase da execução, a iniciativa busca organizações que desejam contribuir e aportar recursos no Fundo Emergencial. Os interessados podem indicar quais são as regiões de preferência para a distribuição dos recursos.

As doações para o fundo podem ser realizadas em duas modalidades: perdido, quando a doação do recurso é realizada para os empreendedores terem fôlego durante a crise; e o com retorno, que trabalha com taxas de juro de 1,5% ao mês, inferior às do mercado. É necessário esperar, em média, de três a quatro dias para a análise de crédito que após a confirmação permite a transferência bancária do valor fornecido.

Além do acesso ao crédito, o Fundo Emergencial também disponibilizará conteúdos de Educação Financeira. Os empreendedores terão acesso a videoaulas, ferramentas e material de apoio, apresentados em uma linguagem acessível e prática, podendo ser compartilhados pelas redes sociais. Por meio deste serviço, a iniciativa espera capacitar o microempreendedor a planejar o futuro de seu negócio.

Fonte: OBSERVATÓRIO do 3º SETOR