Outras Notícias

Observatório em Movimento discute o mundo pós-pandemia

A campanha Observatório em Movimento, promovida pelo Observatório do Terceiro Setor, reúne especialistas de diversas áreas para refletir sobre as mudanças trazidas pela pandemia e dar dicas de como se adaptar a elas

not 16 10 2020 5
Foto: Reprodução/Freepik

A pandemia de Covid-19 trouxe grandes mudanças nas mais variadas áreas. A população sentiu os impactos da pandemia em aspectos como a saúde mental, o bem-estar, o meio ambiente e a educação.

Pensando nisso, o Observatório do Terceiro Setor acaba de lançar a campanha Observatório em Movimento.

“Nossa principal preocupação é sobre como ficará o Terceiro Setor e o mundo no pós-pandemia. Teremos uma crise econômica grave, uma crise social exacerbada e precisamos que toda a sociedade tenha à disposição informações de confiança sobre como será o futuro”, ressalta Joel Scala, diretor do Observatório do Terceiro Setor.

O objetivo da campanha é discutir as mudanças promovidas pela pandemia e compartilhar dicas e informações de especialistas de diferentes áreas do conhecimento sobre como viver melhor e se adaptar ao novo normal.

Para isso, serão publicados vídeos e artigos dos especialistas na página Observatório em Movimento em em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

“Nós precisamos entender que a sociedade é plural e que opiniões divergentes deverão surgir. Isso é o que enriquece o nosso momento e a nossa democracia. Preocupado com isso, o Observatório do Terceiro Setor vai estimular a população a buscar o diálogo, aspecto promissor para o Brasil, que enfrentará momentos muito difíceis”, diz o diretor.

Confira a seguir os especialistas que estarão presentes na campanha:

• SAÚDE MENTAL

Christian Dunker: Psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Clarice Pimentel Paulon: Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP.

Karina Okajima: Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology – EUA e coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS) e coordenadora adjunta da Pós-graduação em Gestalt-terapia abordagem clínica e institucional da Universidade Cruzeiro do Sul.

• ESPORTES

Eder Soarez: Formado em Educação Física pela Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid). Atua como personal trainer e treinador de corrida nas assessorias esportivas MB Personal Trainers e Team Training.

• INFÂNCIA E JUVENTUDE

Bruna Ribeiro: Jornalista especialista em Direito Internacional e repórter da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.

• INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Rodolfo Fücher: Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).

• JUSTIÇA E DIREITO

André Augusto Bezerra: Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo e especialista de temas como direitos humanos e democratização do Judiciário.

EDUCAÇÃO

Irene Reis dos Santos: é bacharel e licenciada em letras – Português e Espanhol pela FFLCH-USP, especialista em tradução, pesquisando, no mestrado em Ciências da Educação, sobre participação de estudantes na comunidade por meio de Grêmios. Atualmente, leciona espanhol no Instituto Cervantes, contribui com editoras e é diretora da CORE – Comunidade Reinventando a Educação, entidade do terceiro setor que fomenta parcerias em prol da educação pública.

• CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Thiago Massagardi: Especialista em Captação de Recursos, sócio da Everest Fundraising, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos, e da Evolução 3S, uma plataforma on-line de fortalecimento institucional para organizações da sociedade civil.

• SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Sylvia Conte de Oliveira: Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Uso de Mídias na Educação. Formadora Especialista na Carta da Terra, pela UNESCO. Desde 2017 faz parte do quadro de formadores da Rede Municipal de Educação de São Paulo, ministrando diversos cursos para professores na área de sustentabilidade e meio ambiente.

Fonte: Observatório do 3º Setor