Outras Notícias

Escolas do Brasil podem se inscrever no prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas

Escolas do Brasil podem se inscrever no prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas


Todas as escolas (públicas e privadas) do Brasil podem participar e concorrer ao Prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas. Basta implementar e inscrever um projeto ou campanha solidária que mobilize e engaje os alunos, familiares e comunidade a gerar gentileza e generosidade e que dissemine a importância da cultura de doação, culminando em 1º de dezembro, o Dia de Doar.

As informações completas estão disponíveis na Plataforma de Educação Para a Gentileza e a Generosidade Dia De Doar Kids https://www.diadedoarkids.org.br/ e as inscrições podem ser feitas através do link disponível na plataforma até o dia 15 de dezembro de 2020.

SOBRE O PRÊMIO DIA DE DOAR KIDS 2020 ESCOLAS

A Plataforma de Educação Para a Gentileza e a Generosidade Dia de Doar Kids acredita que educar para a Cidadania, Diversidade, Respeito, Sustentabilidade, Solidariedade, Gentileza e Generosidade é fundamental não só ao bom convívio como ao desenvolvimento econômico de uma sociedade. Inspirada nestes 7 princípios lançou o Prêmio Dia de Doar Kids 2020 ESCOLAS, que visa aproximar as escolas de iniciativas que promovam a gentileza e a generosidade criando uma vivência concreta e prática em tempos de pandemia de COVID-19.


O objetivo do Prêmio é reconhecer e premiar campanhas de mobilização generosas e solidárias envolvendo as escolas de todo o País, gerando integração entre professores, alunos e suas famílias e a comunidade onde as escolas estão inseridas; dentro do contexto da mobilização social que culminará no Dia de Doar, dia 1º de dezembro de 2020.

As campanhas vencedoras receberão o Prêmio Dia de Doar Kids, em 3 categorias:
  • Campanha Mais Criativa, premiando a CRIATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO na solução/estratégia da campanha, na forma de comunicação e na implementação.
  • Campanha Mais Engajadora, premiando o ENVOLVIMENTO DE PESSOAS, considerando a habilidade em mobilizar professores, alunos e famílias, organizações e parcerias assim como canais/veículos de comunicação;
  • Campanha Mais Transformadora, premiando a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL na capacidade de impactar a realidade da própria escola, a realidade das famílias de alunos e colaboradores e das organizações/comunidade no entorno da escola,
SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PRÊMIO

O Prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas foi um dos 50 projetos selecionados entre 2.000 candidaturas, em 93 países, para o Starling Collective, que identifica e apoia líderes de base que trabalham para acelerar abordagens inovadoras para catalisar a generosidade, empatia, equidade e justiça — uma missão comum de criar impacto positivo em suas comunidades, com foco em inovação e escalabilidade.

https://now.givingtuesday.org/pt/starling-collective/starling-cohort-announcement/

“O Prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas cria uma aproximação com as escolas para mostrar que cada pequeno gesto pode fazer muita diferença. E traz um convite desafiador: mobilizar a comunidade escolar, ser o exemplo e participar”, diz Marina Pechlivanis, da Umbigo do Mundo, idealizadora da Plataforma Dia de Doar Kids. “De gesto em gesto, podemos mudar os hábitos e criar novos rituais, inspirando as crianças para que sejam cidadãs e cidadãos mais solidários, generosos, gentis — que saibam dividir ao invés de apenas somar; que saibam distribuir ao invés de apenas acumular; que saibam doar ao invés de apenas ter — atitudes transformadores que giram e geram novas e valorosas economias e sociedades.”

Para João Paulo Vergueiro, Diretor executivo da ABCR e líder do Dia de Doar, “A generosidade é uma característica que, uma vez que faça parte da vida da pessoa, jamais a abandona. Por isso, promover a importância da doação desde pequenos faz muita diferença para a construção de uma sociedade melhor e mais justa para todos. Uma iniciativa como o Prêmio Dia de Doar Kids atua justamente dentro dessa lógica, reconhecendo e valorizando as principais ações lideradas pelas escolas na disseminação da generosidade, alinhando-se totalmente com o espírito do Dia de Doar.”

QUEM PODE PARTICIPAR E QUAL TIPO DE CAMPANHA INSCREVER

Podem participar do Prêmio Dia de Doar Kids 2020 as Instituições de Ensino Público e Privado, do Ensino Fundamental I e II, bem como do Ensino Médio, devidamente registradas e habilitadas pela Secretaria de Educação da Unidade Federativa pertencente ou pelo Ministério da Educação – MEC.

Considerando toda a mudança de cenário por conta da COVID19, serão aceitas inscrições de Iniciativas que tenham acontecido a partir de março de 2020 e que culminem com o Dia de Doar 2020, em temáticas tais como: arrecadação de dinheiro, alimentos, material escolar, peças de vestuário, cobertores, dentre outros bens duráveis e não duráveis, para instituições ou associações da comunidade de entorno; crowdfunding (vaquinhas virtuais) para projetos sociais ou da própria escola visando o bem comum; voluntariado (especialmente virtuais) promovendo a gentileza e a solidariedade; comunicação promovendo o Dia de Doar/Dia de Doar Kids da comunidade escolar; conscientização sobre a importância da doação, entre outras. Regulamento disponível no link de inscrição:

https://prosas.com.br/editais/8035-premio-dia-de-doar-kids-2020-escolas

SOBRE A PLATAFORMA DIA DE DOAR KIDS

Oferece conteúdo educativo gratuito, prático e descomplicado para as crianças realizarem suas próprias iniciativas, aulas práticas para as famílias terem um ponto de partida ao abordar esta temática, além de uma metodologia cuidadosamente preparada com 26 planos de aula adaptável à realidade das mais diversas escolas e comunidades deste extenso e diverso Brasil. Como conceito, o fato de que gentileza se aprende praticando e generosidade se aprende doando, e quando este processo começa na infância como um novo hábito é possível que em alguns anos de trabalho contínuo um mundo esteja mais consciente sobre a importância do ato de doar como gesto de civilidade, cidadania e consciência social, promovendo e apoiando a construção de um país mais doador, respeitoso e solidário. A mobilização da infância hoje para um futuro mais doador amanhã é tema da mais alta relevância para todos os segmentos. Mobilizada desde cedo, independentemente da área em que esta criança optar por atuar, estas relevantes competências socioemocionais estarão presentes em forma de energia potencial, com boas chances de ser despertada.

A iniciativa é da Umbigo do Mundo, que atua com metodologias de posicionamento de marca e cultura corporativa, é parceira no posicionamento do Dia de Doar no Brasil (https://www.diadedoar.org.br/) e percebeu que uma forma produtiva e eficiente era começando desde cedo, pelas crianças. Assim idealizou e fez acontecer a Plataforma Dia de Doar Kids, que celebra o Dia de Doar (este ano em 1º de dezembro) mas que acredita na educação integrada, multidimensional e estruturada para abordar o assunto todos os dias do ano. O projeto está conectado com o movimento global de engajamento de jovens e crianças Giving Tuesday Spark (https://givingtuesdayspark.org/), do (https://www.givingtuesday.org/), que já está em mais de 70 países promovendo a cultura de doação.

Mais informações para Imprensa Dia de Doar Kids:
Central de Inovação
Sheila Brasil – (11) 99333-0528 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Daniela Kopaz – (11) 97171-4399 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Assessoria de Imprensa