Outras Notícias

Edital de Apoio a Campanhas Comunitárias e Coalizões

not 08 11 2021 2

Dia de Doar 2021

Este ano temos uma novidade: vamos apoiar financeiramente quem já está liderando ou quer liderar uma campanha comunitária do Dia de Doar 2021!

Com a contribuição de nossos parceiros e patrocinadores, separamos até 400 reais para cada campanha comunitária que quiser utilizar esse recurso para alavancar o seu impacto na comunidade.

O dinheiro será transferido para quem lidera a campanha, seja pessoa física ou jurídica, para que seja investido diretamente na própria campanha comunitária - e até 20 campanhas ou coalizões serão beneficiadas!

E o que é uma Campanha Comunitária?

Campanhas comunitárias são campanhas que mobilizam recursos da comunidade para a própria comunidade, tendo o Dia de Doar como gancho principal. As campanhas comunitárias não são campanhas de captação para uma ONG específica, e sim um movimento local que beneficia organizações e causas locais. Elas podem ser lideradas por pessoas físicas, por organizações sem fins lucrativos ou mesmo por empresas, que tenham interesse em promover a solidariedade na cidade, região, etc.

E o que são Coalizões?

Coalizões são campanhas do Dia de Doar que, ao invés de promover a generosidade em uma comunidade específica, promovem para uma causa que tenha abrangência e impacto regional ou nacional, como crianças, meio ambiente, doenças raras, etc. O principal exemplo é o Dia de Doar Kids.

Pessoas ou instituições que quiserem liderar coalizões de incentivo à doação como parte do Dia de Doar também podem se candidatar no edital para receber o apoio de até 400 reais.

Quem pode se candidatar ao edital?

Podem se inscrever para solicitar a ajuda de custo (doação) de 400 reais todas as campanhas comunitárias que estejam ativas neste ano e que constem como o seu nome na página https://diadedoar.org.br/campanhas-comunitarias/ (na parte de ativos).

Também podem se inscrever qualquer pessoa ou instituição que queira lançar uma campanha comunitária ou uma coalizão nova e gostaria de usar o apoio financeiro para isso, ainda no Dia de Doar deste ano - 30 de novembro.

Como será a seleção?

Campanhas comunitárias que já estão ativas serão diretamente aprovadas para receber o apoio financeiro, desde que expliquem adequadamente no formulário como vão investir os recursos do edital, o que deve ser diretamente na promoção da própria campanha.

Novas campanhas comunitárias deverão preencher também o formulário e realizarão uma entrevista com a equipe do Dia de Doar, que decidirá caso a caso quanto à concessão do apoio financeiro.

O que será financiado?

Exemplos de ações que poderão ser apoiadas com recursos deste edital são:
  • Criação de Arte;
  • Criação de Logo;
  • Patrocínio de postagens em redes sociais;
  • Despesas com Eventos.
A lista acima é apenas exemplificativa. A campanha pode propor outros usos para o recurso livremente, desde alinhados com a promoção da generosidade na comunidade.

Prestação de Contas

Para este edital, a equipe do Dia de Doar está se baseando no princípio da boa-fé, de que todas as campanhas beneficiadas pelo recurso desenvolverão de forma satisfatória o trabalho a que se propuseram. Em razão disso não será necessário guardar/enviar notas fiscais ou comprovantes de despesas realizadas com o apoio recebido.

Porém, iremos pedir um relatório de até uma página, a ser enviado após o Dia de Doar, com a descrição de como foi a campanha e dos principais resultados obtidos, e como o apoio contribui para eles. Também pedimos que enviem registros como prints de posts em redes sociais, fotos de atividades, etc.

E o relatório pode ser enviado em vídeo, se preferir!

Prazos:

04/11 18h BRT - Live de Lançamento no Instagram -
12/11 18h BRT - Limite para Inscrições de Campanhas e Coalizões
16/11 - Primeiro anúncio das campanhas apoiadas - campanha existentes
16 a 19/11 - Reunião com campanhas novas inscritas
22/11 - Segundo anúncio das apoiadas - coalizões e campanhas novas
07/12 - Envio de relatório da campanha comunitária ou coalizão

Link para inscrição: https://forms.gle/JqBFPWJdb3rvwkBSA