Outras Notícias

Instituto Votorantim lança o “Hub de Lideranças”, projeto gratuito de potencialização e apoio para líderes sociais de todo o Brasil

not 14 12 2021 11

O Instituto Votorantim está lançando o Hub de Lideranças, um programa de aprimoramento e potencialização para líderes sociais de todo o país. O objetivo é apoiar lideranças que tenham iniciativas com potencial de contribuir ativamente para o fortalecimento da cultura democrática brasileira. A iniciativa faz parte do Programa Cidadania, desenvolvido e realizado pelo Instituto Votorantim, com o objetivo de fortalecer a cultura democrática, por meio da ampliação da consciência cidadã dos brasileiros e do fomento a participação ativa dos indivíduos na sociedade.

Podem se inscrever líderes sociais de qualquer região do Brasil, com mais de 16 anos, ensino fundamental concluído e que atuem como mobilizadores em suas localidades, seja defendendo uma causa específica ou trabalhando pelo desenvolvimento de sua comunidade ou região. Serão selecionados até 15 líderes para participar do programa.

O Hub de Lideranças vai oferecer uma carga horária total de 55 horas, ao longo de seis meses – de março a agosto de 2022, com média mensal de 8 horas de dedicação – e apoio para o desenvolvimento dos líderes, em três frentes: com capacitações, mentorias individuais e orientações para o fortalecimento de conexões entre lideranças, com conhecimentos aplicáveis às ações que a liderança já esteja desenvolvendo Também está prevista uma ajuda de custo no valor de R$ 400 para os selecionados durante o período de formação.

“O Hub de Lideranças vai preparar líderes regionais para que possam realizar um trabalho ainda mais transformador. Eles receberão capacitação em temas como propósito pessoal, criação e gestão de processos e conhecimento político, além de fortalecerem sua rede de atuação. E vão disseminar esse conhecimento, por meio do trabalho que realizam em comunidades espalhadas pelo país. O objetivo final é contribuir para que o cidadão seja capaz de fazer escolhas políticas conscientes”, afirma Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim.

As inscrições para participar do projeto já estão abertas e vão até 20 de dezembro. Os resultados da seleção serão divulgados a partir de fevereiro de 2022. Mais informações estão disponíveis no site do Hub de Lideranças.

Sobre o Instituto Votorantim e o Programa Cidadania

O Instituto Votorantim é um centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios socioambientais. Está à frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru.

Como parte integrante de suas iniciativas, o Instituto Votorantim criou o Programa Cidadania, que promove diversas ações para geração de conhecimento e incentivo a práticas de fortalecimento da cultura democrática entre organizações e indivíduos, para que, cientes de seus direitos e deveres, possam participar da vida pública em suas localidades.

Desde 2020, o Programa Cidadania se estruturou como solução social para fortalecer iniciativas de organizações que atuem na causa, com relevância nacional, além de liderar ações em municípios com presença das empresas investidas da Votorantim.

Fonte: ABCR