Outras Notícias

Mais de 200 cidades do Paraná têm Espaço Cidadão

not fundacao 8 1 2013 2A Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos começa o ano com Espaço Cidadão instalados em 229 municípios e com um ônibus que levará curso de corte e costura para todo o Paraná. As aulas teóricas serão nas salas dos Espaços Cidadão e a parte prática dentro do veículo, equipado para as aulas.

Espaço Cidadão foi o nome escolhido para denominar os telecentros, que tornaram-se centros de aperfeiçoamento profissional e repasse de conhecimento para quem procura crescer na carreira ou começar novo ofício. A modernização incluiu a disponibilidade gradativa de novos equipamentos, links e cursos presenciais e à distância. Esses treinamentos são feitos em parcerias com várias instituições e entidades de ensino, e incluem webconferências sobre profissões direcionadas a estudantes.

 “Essa evolução foi bastante significativa. Somente no ano passado foram instalados 85 novos Espaços Cidadão, numa média de mais de sete unidades por mês”, declara o secretário Edson Casagrande. Foram mantidos mais de 20 espaços junto a associações de moradores, igrejas, entre outras comunidades.

 Casagrande destacou a parceria com a Secretaria de Justiça com a instalação de dois telecentros dentro de unidades penais, para qualificar apenados e assim melhorar as condições de recolocação no mercado de trabalho.

CAPACITAÇÃO – Os Espaços Cidadão ofertaram, em 2012, 14 cursos presenciais com carga horária de 160 horas nas áreas de administração, informática, panificação e automotiva em 10 municípios. Seminários pela internet (webconferências) ministraram cursos de qualificações como o Programa de Gestores para o Terceiro Setor, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Contas e Sebrae.

 Foram transmitidos também o Congresso CPCE de alianças sociais e o I Workshop do Terceiro Setor. “Com a transmissão ao vivo para todos os Espaços Cidadão do Paraná foi possível levar conhecimento para as pequenas instituições, que não poderiam participar do curso na capital”, diz o secretário.

 De março a dezembro foram realizadas nove webconferências, abrangendo um público presencial de 680 alunos e 5,4 mil alunos à distância. “Procuramos dar sequência à formação desses estudantes e apresentamos palestras sobre como elaborar um bom currículo, novas profissões, dicas para se sair bem numa entrevista de emprego e, a última, sobre planejamento pessoal para 2013”, explica o professor Luciano Steyer.

 A coordenação do Espaço Cidadão lembra que todas as palestras realizadas durante esse ano estão disponíveis no site da Secretaria para Assuntos Estratégicos (www.seae.pr.gov.br) acessando o link webconferências.

Confira o áudio desta notícia


Fonte: Agência de Notícias do Paraná