Notícias da APF

APF prestigia abertura da exposição sobre a vida e a obra de Dorina Nowill


not 25 05 2022 2
Dora Silvia Cunha Bueno, presidente APF, ao lado de Francisco Della Manna, presidente do Conselho da Fundação Dorina Nowill Para Cegos, e Marcelo Panico, advogado da FDN

Com o objetivo de aproximar o público da inclusão, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos abre ao público no dia 26 de maio na Unibes Cultural, em São Paulo, exposição sobre a educadora Dorina Nowill.

A exibição destaca a trajetória da mulher cuja existência foi fundamental para fortalecer os direitos e a dignidade das pessoas cegas. Com 9 núcleos expositivos e 7 diferentes atmosferas, “Relevo da Palavra” é totalmente acessível e inclusiva, com recursos de audiodescrição e braille.

A presidente da Associação Paulista de Fundações, Dora Silvia Cunha Bueno, esteve no evento de abertura para convidados.

“Gosto muito da frase-conceito da exposição: ´Todas as histórias têm um fim, mas a minha não, a minha continua´. Porque é como vejo o legado de Dorina, que foi uma mulher à frente do tempo dela”, fala Dora Silvia, que lembrou também que, em 2005, Dorina Nowill foi homenageada no 1º Encontro Paulista de Fundações. “Ela tem um legado revivido a cada dia e que fez da Fundação Dorina Nowill Para Cegos uma referência nacional e internacional”, completa a presidente da APF.

Há 76 anos a FDN se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. É responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo, com capacidade de impressão de até 450 mil páginas por dia. É referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A FDN também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas.

A exposição “Relevo da Palavra” fica em cartaz de 26/05 até 03/07/22, às quintas, sextas, sábados e domingos, das 12h às 20h. Endereço: Unibes, Rua Oscar Freire, nº 2.500, Pinheiros, São Paulo.