Outras Notícias

Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado pronuncia-se sobre sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas

not fundacao 17 1 2013 2O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado - CODIM divulgou em 04.09.2012 o Pronunciamento de Orientação nº 14, que trata de melhores práticas de divulgação de informações sobre sustentabilidade pelas empresas. O Pronunciamento atenta para a necessidade de informar sobre o processo de incorporação do tema sustentabilidade no cotidiano das companhias como forma de criação de valor para a companhia, a sociedade e demais públicos estratégicos.

Segundo o Pronunciamento do Comitê, a adoção de práticas de sustentabilidade mitiga riscos e cria oportunidades de negócios, além de produzir vantagens competitivas percebidas pelo mercado financeiro e por toda a sociedade ? o que resulta em um diferencial para a empresa. Para o Comitê, a divulgação das práticas de sustentabilidade ainda influencia os objetivos e o relacionamento da companhia com seus públicos estratégicos, razão pela qual tais práticas devem sempre ser revisadas em relação à missão, visão e ao modelo de negócios da companhia.

O Comitê orienta que as companhias se norteiem pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), pelas premissas do Integrated Reporting (IR) do International Integrated Reporting Council (IIRC), além do Guia de Sustentabilidade Novo Valor, divulgado pela BM&FBOVESPA.

Fonte: Mattos Filho Advogados