Outras Notícias

BNDES lança seu primeiro edital para financiar iniciativas Blended Finance no Brasil

not 24 06 2022 5

Segue até 8 de julho o prazo de submissão de propostas para o primeiro edital do BNDES com objetivo de financiar iniciativas de impacto e desenvolvimento sustentável do Brasil a partir da estrutura de Blended Finance (finanças híbridas). De acordo com o edital, apesar de considerar o uso desse tipo de arquitetura incipiente no Brasil, o lançamento traz a percepção de que o momento é propício para fomentá-las.

A iniciativa frisa ainda a convergência entre o interesse de agentes que demandam investimentos com elevados padrões ASG (ambiental, social e governança) e a necessidade de canalizar recursos para projetos com impacto socioambiental positivo.

Ao todo, o banco concederá R$ 90 milhões em recursos não reembolsáveis. Serão contemplados até 12 projetos de três eixos:

– Bioeconomia florestal

– Desenvolvimento urbano, com foco em comunidades carentes e áreas subutilizadas

– Economia circular

Poderão ser apresentadas até três propostas, individualmente ou de forma consorciada, sendo apenas uma por vertente É possível também apresentar uma única proposta que abranja mais de uma vertente.

A premissa das Blended Finance consiste em adotar o uso estratégico de capital catalítico (filantrópico ou de fomento) para mitigar o risco dos projetos e atrair capital comercial. Esse mecanismo tem como propósito financiar o desenvolvimento de mercados e soluções financeiras em sintonia com a Agenda 2030 da ONU.

Acesse o edital aqui.

Fonte: GIFE