Outras Notícias

Fundação Toyota apoiará projetos de educação e diversidade

not 22 07 2022 6
Foto: Adobe Stock | Licenciado

Pensando em contribuir para o desenvolvimento da educação e para a redução das desigualdades sociais do país, Fundação Toyota lança edital voltado para iniciativas educacionais. Os projetos escolhidos poderão receber aporte financeiro de até R$ 100 mil. Inscrições vão até 23 de agosto

O Brasil vem passando por um retrocesso nas taxas de educação nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia da Covid-19. O Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, documento produzido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apontou que em novembro de 2020, mais de cinco milhões de crianças e jovens brasileiros estavam fora da escola.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), argumenta que a profunda recessão econômica impactou excepcionalmente as camadas mais vulneráveis, aumentando os índices de pobreza e desigualdades e defende uma recuperação do país através da Educação.

Pensando nisso, a Fundação Toyota do Brasil lança edital que vai selecionar projetos voltados para a área de educação. Serão selecionadas três iniciativas com foco na formação de cidadãos, visando empregabilidade, redução do impacto das desigualdades sociais e contribuição com a promoção e valorização nacional da diversidade.

Nesse sentido, as propostas devem priorizar as mulheres, a população negra, pessoas com deficiência, a comunidade LGBTQIAP+ e áreas de vulnerabilidade social. Além disso, também devem estar alinhadas com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Todos os projetos apoiados por nós têm sinergia com os ODS. Assim como eles, as novas iniciativas que se unirão ao grupo vão representar, de certa forma, a Fundação Toyota e, por isso, precisam estar alinhadas aos nossos valores e pilares de atuação”, explica a presidente da Fundação, Viviane Mansi.

Dentre as 230 Iniciativas inscritas na última edição, foram contempladas as que tinham como principal fico o ODS 5 – Igualdade de Gênero e que através dos conhecimentos fornecidos nas aulas, beneficiaram cerca de 120 jovens e mulheres cis e trans na procura de vagas de trabalho mais qualificadas.

As inscrições correm até o dia 23 de agosto e as organizações interessadas precisarão comprovar atuação de dois anos, pelo menos. Os escolhidos do Edital 2022 devem ser anunciados no final de outubro e receberão um aporte de até R$ 100 mil para executar as atividades.

Inscreva-se. 

Fonte: Observatório 3º Setor