Notícias da APF

APF promove encontro com Curador de Fundações da Capital e Corpo Diretivo da Associação

not 11 08 2022 1
Da esquerda para a direita: Denilson de Souza Freitas, Dora Silvia Cunha Bueno e Janine Borges Soares

Na segunda-feira, dia 8 de agosto, a APF - Associação Paulista de Fundações realizou um encontro entre os representantes da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo da Associação com os promotores Denilson de Souza Freitas, da Curadoria de Fundações da cidade de São Paulo, e Janine Borges Soares, do Ministério Público do Rio Grande do Sul e presidente da Profis (Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social).

O objetivo do encontro foi apresentar a APF ao atual Curador de Fundações da Capital e mostrar a Associação como disponível para futuras parcerias.

O encontro foi iniciado pela presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, que contou sobre o trabalho que a entidade tem feito pelo setor fundacional no Estado de São Paulo. “Não queremos o protagonismo isolado do terceiro setor, nunca buscamos isso. Mas insistimos em solidificar a voz das fundações em todos os espaços de discussões que impliquem na defesa e garantia de seus direitos”, discursou.

not 11 08 2022 4
Denilson de Souza Freitas: “A promotoria interna de fundações é o local para desenvolver um papel de agente transformador.”

O promotor e curador Denilson de Souza Freitas falou sobre por que escolheu trabalhar na promotoria interna de fundações. “Eu entendo que este é o local para desenvolver um papel de agente transformador. Aqui eu não tenho réus, eu tenho parceiros, que estarão juntos na caminhada de transformação da sociedade”, afirmou.

Denilson de Souza Freitas falou também sobre as mudanças que estão em curso dentro da promotoria, a começar pela transformação digital do órgão. “Estamos trabalhando para que seja possível o peticionamento externo dentro do sistema digital do MP, para as fundações fazerem e acompanharem seus pedidos ali”, contou.

O trâmite entre cartórios, tema tão premente entre as fundações, também está sendo revisto pelo promotor. “Eu já conversei com os tabelionatos para a gente fazer um trâmite eletrônico, para não precisar levar para um e outro cartório. Que exista uma única porta de entrada para fazer registro de atas e alterações estatais, por exemplo”, disse ele.

not 11 08 2022 3
Janine Borges Soares: “O ecossistema do terceiro setor funciona mais e melhor quando há um bom ambiente entre Ministério Público e as fundações privadas”

A promotora Janine Borges Soares, que veio a São Paulo conversar com Denilson de Souza Freitas, entre outras coisas, sobre o sistema digital que já está em funcionamento no Ministério Público do Rio Grande do Sul, falou sobre seu compromisso ao assumir a presidência da Profis: “Quero tentar mostrar que este ecossistema do terceiro setor funciona mais e melhor quando há um bom ambiente entre Ministério Público e as fundações privadas”.

Estavam presentes 24 representantes de associadas da APF, que atuam também na Diretoria, e Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação Paulista de Fundações. Entre eles, o presidente do conselho, Eduardo Marcondes Filinto da Silva, da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e o representante do Conselho Fiscal da APF, Ronaldo José Garcia, da Fundação Leonor de Barros Camargo. Todos tiveram oportunidade de se apresentar e falar com os promotores.

O encontro durou uma hora e trinta minutos e se encerrou com os presentes satisfeitos e confiantes com a possibilidade de maior interação entre APF e o Curador de Fundações da Capital.

not 11 08 2022 2
Estavam presentes 24 representantes de associadas da APF, que atuam na Diretoria e Conselhos da Associação Paulista de Fundações