Outras Notícias

Comitês apoiados pelo Itaú Social realizam atividades solidárias

not 05 09 2022 6
Foto: Ação de mutirão e recreação do Comitê de Belo Horizonte | Felipe Campos

Apoiados pelo Itaú Social, os Comitês Mobiliza têm ações abertas para todos os públicos com interesse em praticar atividades solidárias em parcerias com escolas, organizações da sociedade civil e demais instituições

Estima-se que sete a cada dez brasileiros tenham dificuldade em atuar como voluntários. Dos que nunca fizeram qualquer atividade nesse sentido, 35% relatam falta de oportunidade e 32% dizem não ter tempo. É o que diz a Datafolha em sua pesquisa Voluntariado na Educação, com apoio do Itaú Social.

Apesar disso, cada vez mais brasileiros têm interesse em atuar em comunidades e organizações da sociedade civil. A Pesquisa Voluntariado no Brasil, por exemplo, conta que existem 57 milhões de voluntários ativos no país. Nos últimos 30 anos, a porcentagem de pessoas que já realizaram alguma ação solidária subiu de 18% para 56%.

Os Comitês Mobiliza são exemplos de iniciativas que acompanham o crescimento deste cenário. Formados por grupo de colaboradores e aposentados do Itaú Unibanco, apoiados pelo Itaú Social, têm ações abertas para todos os públicos com interesse em praticar atividades solidárias que acontecem em parcerias com escolas, organizações da sociedade civil e demais instituições.

Por meio da plataforma Mobiliza é possível acompanhar e se engajar no trabalho desses voluntários atuando em todas as regiões do país. O intuito é ampliar e facilitar o acesso às informações reunir possibilidades de ações solidárias em um único lugar.

Ações voluntárias dos próximos dias incluem:

Campanha de arrecadação de móveis e utensílios a serem doados para imigrantes venezuelanos, no Comitê do Rio de Janeiro (RJ), até o dia 31 de agosto.

Mediação de leitura para crianças do ensino infantil, no Comitê Centro Tecnológico (SP), nos dias 29 e 31 de agosto.

Dia da Família, com atividades recreativas brincadeiras, roda de leitura e pintura facial, no Comitê de Uberlândia (MG), em 3 de setembro.

Cinema Solidário, com exibição de filme para crianças atendidas em um orfanato, no Comitê de Maceió (AL), em 10 de setembro.

Mega ação social, com mutirão de melhoria do espaço público e promoção de atividades recreativas, no Comitê de Belo Horizonte (MG), em 24 de setembro.

Polo Itaú Social

Concebido pelo Itaú Social como um ambiente de formação, o Polo oferece conteúdos e cursos voltados para a área da educação, com materiais desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo educacional.

Para quem deseja ser voluntário e não sabe por onde começar, a plataforma disponibiliza o percurso Voluntariado. São dois cursos com cinco matérias informativos em vídeos, estudos e artigos que oferecem informações, orientações e dicas para realizar uma ação voluntária.

Fonte: Observatório 3º Setor